Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2554| Tipo: | TCC |
| Título: | Jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado - JP: dos entraves à mobilização |
| Autor(es): | Costa, Dayziane Alane Lima da Araújo, Estefane Glaff de Lima |
| Primeiro Orientador: | Ireland, Timothy Denis |
| Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo discutir os entraves sociais relativo a trajetória escolar que se apresentam como barreiras para jovens e adultos ingressarem ou retornarem à sala de aula. Buscamos, também, apresentar a relevância dos elementos motivacionais advindos de seus interesses como possíveis fatores que podem mobilizá-los para alfabetização no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), pautando-se nos seguintes questionamentos: Em que medida os entraves na vida do educando podem dificultar o acesso e a permanência no ensino? Quais os fatores que os mobilizam? Para subsidiar a pesquisa consultamos a literatura sobre a temática abordada como a Educação de Jovens e adultos (EJA), alfabetização e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Diante disso, destacamos como marco teórico, Freire (1992, 1996, 2008); Di Pierro(2010); Arroyo (2005, 2007); Gonsalves (2014); Charlot (2013); Saviani (2008,2010) e Ireland (2012) para nortear as reflexões entre alfabetização, entraves e mobilização tendo o sujeito como ator principal no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do estudo se define como de caráter qualitativo com os dados resultantes do processo sujeitos a uma análise descritiva. O instrumento da pesquisa foi uma entrevista semi-estruturada com dez questões realizadas com os jovens e adultos do PBA da cidade de João Pessoa na faixa etária de 33 a 70 anos. Observamos que os entrevistados percebem que a alfabetização é fundamental para suas participações sociais. Notamos que o principal entrave para alfabetização foi a questão socioeconômica, bem como se apresentou um novo entrave decorrente ao funcionamento do programa. Verificamos que inicialmente os alunos se empoderam de discursos fatalistas como “não aprendo mais” e “já passei da idade de ir à escola”. Por outro lado, quando há uma oportunidade para participar de um programa, onde inicialmente são ouvidos, e há um diálogo que enalteça sua autoestima como ser humano e cidadão eles podem mobilizar-se para ingressar, ou retornar para sala de aula. Desse modo, é significativo esse momento de escutar para buscar conhecer o sujeito antes de iniciar o processo de alfabetização, e assim direcionar a prática docente aumentando a possibilidade de diminuir o risco de evasão e dando novo sentido à escola. |
| Abstract: | The objective of this monograph is to discuss the social impediments regarding the school trajectory that are presented as barriers for young people and adults to enter or return to the classroom. We also seek to present the relevance of motivational elements arising from their interests as possible factors which could mobilize them for literacy in the Brazil Literate Programme, based on the following questions: In what degree can the impediments in the life of the student complicate access to and permanence in the classroom? What are the factors which mobilize them? In order to substantiate the research we consulted the literature on Youth and Adult Education, literacy and Literate Brazil Programme (PBA). In this respect we emphasise those authors who contributed to the theoretical framework - Freire (1992, 1996); Arroyo (2005); Di Pierro (2000, 2002, 2010); Gonsalves (2014); Charlot (2013) e Ireland (2012) who all helped to guide our reflections upon literacy, impediments and mobilization taking the subject as the principal actor in the process of teaching-learning. The methodology adopted in this study is defined as essentially qualitative with the resulting data subjected to a descriptive analysis. The principle research instrument was a semi-structured interview, with ten questions, applied to students matriculated in the PBA, in the city of João Pessoa, in the age bracket from 30 to 70 years. We observed that the interviewees perceived literacy as fundamental for their social participation. We noted that the chief impediment to literacy was the socioeconomic issue, in addition to presenting a new impediment resulting from the functioning of the programme. We verified that initially the students fortified themselves with fatalist discourse like “I can’t learn more” and “I have already passed the age to go to school”. On the other hand, when there is an opportunity to participate in a programme, in which they are initially heard, and where there is dialogue which raises their self-esteem as human beings and citizens, they do mobilize themselves to enrol or return to the classroom. Thus, this moment of listening in order to know the subject before beginning the literacy process is significant, and guides the teacher’s practice by increasing the possibilities of diminishing the risk of dropping out and by giving new meaning to the school. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Programa Brasil Alfabetizado Mobilização |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2554 |
| Data do documento: | 20-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DALC20062017.pdf | 940,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
