Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25553
Tipo: TCC
Título: A literatura infantil na pré-escola: com a palavra, as professoras da rede municipal de Boqueirão-PB
Autor(es): Barbosa, Jocélia Lima Macêdo
Primeiro Orientador: Oliveira, Daniel Figueredo de
Resumo: A literatura infantil tem sido bastante valorizada e utilizada no contexto da Educação Infantil. Desde bem pequena, à criança, deve ser estimulada a vivenciar experiências literárias significativas e brincantes que a leve à integração, a socialização com seus pares e as aprendizagens. Esta pesquisa tem por tema, A Literatura Infantil na Pré-escola: com a palavra, as professoras da rede municipal de Boqueirão-PB. Como objetivo geral, buscou-se compreender como está sendo desenvolvido o trabalho com a Literatura Infantil nas pré-escolas da rede municipal de Boqueirão-PB. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa de campo, realizada em pré-escolas municipais. Para a coleta dos dados utilizou-se o instrumento questionário que foi aplicado em um grupo de sete professoras. Com base na análise dos dados, constata-se que a presença da literatura no contexto pré-escolar pesquisado é bastante valorizada e que apesar das docentes possuírem um entendimento significativo sobre a temática, ainda possuem uma visão reduzida sobre a amplitude de significados e possibilidades a serem exploradas por meio do trabalho literário com as crianças, o que indica que necessitam receber formação específica na área da Literatura Infantil para que compreendam os reais objetivos que devem permear e direcionar o trabalho com a literatura infantil, e que visualizem a complexidade e dimensão da sua responsabilidade quanto mediadoras do gosto de ler e assim, desenvolvam um trabalho mais satisfatório e com intencionalidade pedagógica e literária.
Abstract: The use of infantile literature have been valued and used in the Infantile Education.Since very small the child must have opportunities to live creative, pleasant,kidding and significant literary experiência that they are able to integrate and socialize her with her pairs,discoveries and learnings. This research has as theme The Infantile Literature in the preschool: with the word, the municipal School teachers of Boqueirão-PB. As a general objective it was verified how has been done the work with Infantile literature in the municipal preschools of Boqueirão-PB. This is a qualitative research developed through a fieldwork done in two municipal preschools. For data collect was used a quiz tool that was applied with a group of seven active teachers of infantile education in preschool phase. Based on data analysis, It evidences that literature in the preschool is very valued and although the teachers have a significant understanding about the theme, they still a reduced point of view about ampleness of meanings and possibilities to be explored through a literary work with small children. The data showed us that literature has been used as basis for pedagogic projection to take priority to pass contents. An important aspect that deserves to be reflected is about the teachers necessities in to have a specific formation in Infantile Literature area for they can understand its real objectives that must permeate and to direct the work with Infantile Literature,visualize the complexity and dimension of their responsibility as mediators of reading pleasure and,then,develop a more effective and satisfying with a pedagogic and literary intentionality.In this way,they will provide opportunities for children develop fully live great experiences that enchant them by fantastic universe of Infantile Literature.
Palavras-chave: Prática docente
Pré-escola
Literatura infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25553
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLMB12122022.pdf406,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons