Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ewerton Porto Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-12-12T16:25:23Z-
dc.date.available2022-12-12-
dc.date.available2022-12-12T16:25:23Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25554-
dc.description.abstractThis production is based on national discussions about the construction of teachers in training spaces and their pedagogical practice of school inclusion of Special Education students. As a result, a reflection was made on special education, teacher training and school inclusion: a reflection on the course conclusion work at the Federal University of Paraíba. For this purpose, a theoretical-methodological path of exploratory bibliographic procedure was traced, with a qualitative approach. For data collection, we used the search mechanism procedure categorized in the Institutional Repository, of the Federal University of Paraíba in the process of selection of Course Completion Works, of the last five years, to be analyzed. Analytical reading was used for the treatment of data, which aims to order and summarize the information present in the sources. As findings of this research, it was noticed that in the profile of the characterization of the productions, it is visible to notice the low monographic production regarding teacher training and the practice of school inclusion, having only authors in the elaboration of the analyzed works. The productions presented a considerable methodological diversity used regarding teacher training. The works are constituted as a space for reflection, provocation and transformation of conceptions and teaching practice and need to be used in the legitimization of school inclusion. With regard to school inclusion, it is necessary to move forward in the discussions, so that they are productive for the training, engagement, permanence and development of the target audience of Special Education in the school space, as an active subject, without barriers of any kind. order.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-12-12T16:25:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPFS12122022.pdf: 622268 bytes, checksum: e1c4bb6b8e5cc889c6179aa05e294060 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-12T16:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPFS12122022.pdf: 622268 bytes, checksum: e1c4bb6b8e5cc889c6179aa05e294060 (MD5) Previous issue date: 2022-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleEducação especial, formação docente e a inclusão escolar: uma reflexão sobre os trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoEsta produção está fundamentada nas discussões nacionais sobre a construção docente nos espaços formativos e a sua prática pedagógica de inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial. Em razão disso, fez-se refletir acerca da educação especial, formação docente e a inclusão escolar: uma reflexão sobre os trabalhos de conclusão de curso da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, traçou-se um percurso teórico-metodológico de procedimento bibliográfico de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se do procedimento de mecanismo de busca categorizados no Repositório Institucional, da Universidade Federal da Paraíba no processo de seleção dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dos últimos cinco anos, a serem analisados. Para o tratamento dos dados foi usada a leitura analítica que tem como finalidade ordenar e sumariar as informações presentes nas fontes. Como achados desta pesquisa, percebeu-se que no perfil da caracterização das produções, é visível notar a baixa produção monográfica a respeito da formação docente e a prática da inclusão escolar, tendo apenas autoras na elaboração dos trabalhos analisados. As produções apresentaram-se uma considerável diversidade metodológica utilizada referente a formação docente. Os trabalhos se constituem como um espaço de reflexão, provocação e transformação das concepções e prática docente e precisam ser usados na legitimação da inclusão escolar. No tocante a inclusão escolar, é preciso avançar nas discussões, para que elas sejam produtivas para a capacitação, o engajamento, a permanência e o desenvolvimento do aluno público-alvo da Educação Especial no espaço escolar, como um sujeito ativo, sem barreiras de qualquer ordem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPFS12122022.pdf607,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons