Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25563
Tipo: TCC
Título: As contribuições e limitações da psicologia histórico-cultural no ensino de ciências e biologia dos artigos publicados no enebio (2016-2021)
Autor(es): Pires, Astrid Andrade Silva
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: O presente trabalho procurou traçar uma análise das contribuições da PHC para as Ciências e Biologia, bem como das limitações enfrentadas na apropriação da teoria por parte dos pesquisadores. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, esta que resultou em um levantamento bibliográfico de 28 trabalhos das edições V, VI e VIII (2016 – 2021) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) selecionados partindo do critério de discutir ao longo de seus textos a PHC com a finalidade de fundamentar as demandas identificadas durante as pesquisas. Como técnica de análise dos dados, a Análise de Conteúdo foi selecionada pois supre as necessidades da pesquisa durante o processo de investigação e interpretação dos dados sumarizados. Mostrou-se notório como a PHC está presente nas pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia, considerando as suas contribuições para se pensar o fenômeno educativo no ensinar Ciências e Biologia, como na fundamentação do desenvolvimento, aprendizagem e formação de conceitos. No entanto, também foi evidenciado desafios enfrentados pela PHC em decorrência de apropriações equivocadas da teoria, como ao tratar o professor como mediador, quantificar a Zona de Desenvolvimento Proximal, uso de obras que não refletem o pensamento correto do autor e em certos momentos se apropriar de discussões que mais se aproximam de uma perspectiva interacionista, a qual se distancia da perspectiva marxista que compreende a verdadeira característica da teoria vigotskiana. Cabe então, por parte dos pesquisadores, refletir sobre os caminhos traçados durante a fundamentação da PHC em suas pesquisas, a fim de trazer discussões que estejam mais comprometidas com as defesas e postulados da PHC.
Abstract: The present work sought to outline an analysis of the contributions of the PHC to Science and Biology, as well as the limitations faced by researchers in appropriating the theory. The methodology used was the Bibliographic Research, which resulted in a bibliographical survey of 28 works from the V, VI and VIII editions (2016 - 2021) of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) selected based on the criterion of discussing the PHC throughout their texts over the intent of justify the demands identified during the research. As a data analysis technique, Content Analysis was selected because it meets the needs of the research during the process of investigation and interpretation of summarized data. It was notorious how the PHC is present in research in Science and Biology Teaching, considering its contributions to think about the educational phenomenon in teaching Science and Biology, as in the foundation of the development, learning and formation of concepts. However, challenges faced by the PHC as a result of mistaken appropriations of the theory were also evidenced, such as treating the teacher as a mediator, quantifying the Zone of Proximal Development, using works that do not reflect the correct thinking of the author and, at certain times, appropriating of discussions that are closer to an interactionist perspective, which distances itself from the Marxist perspective that comprises the true characteristic of Vygotskian theory. It is then up to the researchers to reflect on the paths traced during the using of the PHC in their research, in order to bring about discussions that are more committed to the defenses and postulates of the PHC.
Palavras-chave: Ensino em Ciências e Biologia
Psicologia histórico-cultural
Vigotski
ENEBIO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25563
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AASP15122022.pdf689,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.