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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25581
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino remoto de geografia: desafios enfrentados por docentes do ensino fundamental I em tempos de pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | Costa, Keudma Richelle Tiburtino |
Primeiro Orientador: | Miranda, Itacyara Viana |
Resumo: | O tema abordado nesse TCC está subscrito na relação Ensino de Geografia e Pandemia de Covid-19. Com o surgimento do Novo Coronavírus, a educação sofreu uma grande mudança, a medida que teve que se adaptar à nova realidade de isolamento social, como forma de conter a proliferação da doença. O objetivo deste estudo é identificar alguns dos desafios enfrentados por professoras de geografia, Fundamental I, durante a efetivação do ensino remoto. Na tentativa de melhor problematizar esse momento da história da educação e os desdobramentos do ensino remoto na disciplina de geografia, tomamos como recorte temporal o ano de 2020, em especial o segundo semestre, posto no município de Olho D'Água – PB as aulas terem iniciado de forma on-line e com atividades impressas, em 13 de julho do ano corrente. Para tanto, utilizamos como metodologia não apenas o debate historiográfico e análise de fontes normativas – leis e decretos-, mas também a aplicação de questionário, com 4 professoras pertencentes às escolas Municipais, Antônio Fausto de Almeida e Necy Minervino de Carvalho, ambas localizadas em Olho D'Água – PB, como modo de estabelecer uma maior aproximação das vivências acionadas no processo de ensino aprendizagem nesse período. Dos resultados obtidos, destacamos: o desafio de pensar estratégias de acompanhamento e avaliação das aprendizagens; planejamento das aulas com o uso das TIC’s; análise do conjunto das desigualdades social que afetaram e afetam o processo de escolarização; e a relação da família e a instituição educativa. A intenção com esse estudo é contribuir com a leitura do ensino remoto de geografia, levando em consideração elementos que possam servir para debates futuros acerca do rendimento escolar e formas de planejamento das aulas. Por fim, entendemos que o TCC venha a gerar desdobramentos de análises e leituras diversas, quanto aos desafios enfrentados pelas professoras, em particular partindo do caso dos 4 docentes apreendidos na pesquisa, quanto a importância de processos de formação continuada. |
Abstract: | The topic addressed in this TCC is subscribed to the Teaching of Geography and Covid-19 Pandemic. With the emergence of the New Coronavirus, education underwent a major change, as it had to adapt to the new reality of social isolation, as a way to contain the spread of the disease. The objective of this study is to identify some of the challenges faced by geography teachers, Elementary I, during the implementation of remote teaching. In an attempt to better problematize this moment in the history of education and the consequences of remote teaching in the discipline of geography, we took as a time frame the year 2020, especially the second semester, in the municipality of Olho D'Água - PB, when classes had started online and with printed activities, on July 13 of the current year. For that, we used as a methodology not only the historiographical debate and analysis of normative sources - laws and decrees -, but also the application of a questionnaire, with 4 teachers belonging to the Municipal schools, Antônio Fausto de Almeida and Necy Minervino de Carvalho, both located in Olho D'Água – PB, as a way of establishing a greater approximation of the experiences triggered in the teaching- learning process in that period. From the results obtained, we highlight: the challenge of thinking strategies for monitoring and evaluating learning; lesson planning with the use of ICTs; analysis of the set of social inequalities that affected and still affect the schooling process; and the relationship between the family and the educational institution. The intention of this study is to contribute to the reading of remote teaching of geography, taking into account elements that can serve for future debates about school performance and ways of planning classes. Finally, we understand that the TCC will generate developments in different analyzes and readings, regarding the challenges faced by teachers, in particular based on the case of the 4 teachers apprehended in the research, regarding the importance of continuing education processes. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Ensino de geografia Pandemia - Covid-19 TIC’s |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25581 |
Data do documento: | 22-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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