Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2559
metadata.dc.type: TCC
Title: A prática pedagógica no ambiente hospitalar: um estudo de caso no HULW
metadata.dc.creator: Souza, Ana Cristina Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: França, Marlene Helena Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Anselmo, Roberto Derivaldo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos educadores no ambiente hospitalar, evidenciando sua relevância no desenvolvimento dessa atividade, pois a Pedagogia Hospitalar vem passando por várias mudanças, por isso foi necessário observar se essa prática está coerente com os documentos que rege a Educação Básica, por meio do referencial teórico dos autores Esteves (2008), Matos e Muggiati (2010), Gonzáles (2007), Ortiz e Freitas (2005) e Rodrigues (2012) entre outros. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um Estudo de Caso, de cunho qualitativo, que teve como instrumentos a observação e o questionário semiestruturado, cujos sujeitos de pesquisa foram dois alunos/pacientes sendo uma criança e um adolescente, dois familiares acompanhante da criança ou do adolescente, uma docente que faz os atendimentos pedagógicos hospitalares e um profissional da equipe médica do HULW. A observação realizada permitiu conhecer atos, a dinâmica espontânea dos indivíduos, suas práticas e seu cotidiano. Possibilitou aprofundar a compreensão do fenômeno. As análises dos dados coletados foram fundamentais para concluir a pesquisa sobre a prática pedagógica hospitalar, pois a Pedagogia Hospitalar representa um desafio ao pedagogo para lecionar aos pacientes internados em hospitais. A Pedagogia Hospitalar é um novo campo de atuação no ambiente hospitalar e uma nova práxis educativa, objetivando um atendimento educacional que proporcione a continuidade da escolarização, por meio de atividades mais descontraídas e lúdicas, permitindo que o aluno esqueça um pouco de todos os traumas sofridos durante o período de hospitalização e consiga dar continuidade ao processo de escolarização.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the pedagogical practice of educators in the hospital environment, evidencing their relevance in the development of this activity, since Hospital Pedagogy has been undergoing several changes, so it was necessary to observe if this practice is consistent with the documents that govern Basic Education, through the theoretical reference of the authors Esteves (2008), Matos and Muggiati (2010), Gonzáles (2007), Ortiz and Freitas (2005) and Rodrigues (2012) among others. From a methodological point of view, this was a qualitative case study, which had as its instrument the observation and the semi-structured questionnaire, whose subjects were two students / patients being one child and one adolescent, two family members accompanying the Child or adolescent, a teacher who provides hospital educational services and a professional of the HULW medical team. The observation made it possible to know the acts, the spontaneous dynamics of individuals, their practices and their daily life. It enabled to deepen the understanding of the phenomenon. The analysis of the collected data was fundamental to conclude the research on the hospital teaching practice, since the Hospital Pedagogy represents a challenge to the pedagogue to teach to hospital patients. Hospital Pedagogy is a new field of action in the hospital environment and a new educational praxis, aiming an educational service that provides continuity of schooling, through more relaxed and playful activities, allowing the student to forget a little of all the traumas suffered During the hospitalization period and can continue the process of schooling.
Keywords: Pacientes internos
Pedagogia hospitalar
Prática pedagógica
Internal patients
Hospital pedagogy
Pedagogical practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2559
Issue Date: 8-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSS21062017.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.