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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25592
Tipo: TCC
Título: A formação de educadores ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise a partir da ambientalização curricular crítica
Autor(es): Silva, Alex Figueiredo
Primeiro Orientador: Pereira, Marsilvio Gonçalves
Primeiro Coorientador: Calaça, Suelídia Maria
Resumo: Partindo da compreensão de que a crise ambiental em curso na atualidade é gerada e intensificada pelo processo de industrialização, que tragicamente caracteriza o momento vivido pela humanidade neste século, temos a Educação Ambiental Crítica como forma de oposição sistêmica e como esforço de superação da degradação ambiental gerada pela humanidade sob o modo de produção e acumulação capitalista neoliberal. Nesse sentido, temos a universidade como um espaço privilegiado no que se refere à reflexão, elaboração e difusão de novos conhecimentos na área de educação e meio ambiente, sendo essencial, portanto, à formação de professores educadores ambientais. No que se refere ao processo de formação docente, o currículo configura um dos pilares principais de estruturação de processos pedagógicos, sendo de vital importância para compreender os processos formativos do profissional docente. É nesse contexto que se insere a discussão da Ambientalização Curricular, termo utilizado para abordar a inserção da dimensão ambiental no currículo. Fica estabelecido, portanto, o objetivo geral desta pesquisa: compreender se há, em termos de currículo e de ambientalização curricular, possibilidades de formação de educadores ambientais críticos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata -se de uma pesquisa qualitativa dividida em duas etapas: revisão bibliográfica e análise documental. Para análise dos dados obtidos dos documentos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, a partir dos marcos teóricos de análise do nível de ambientalização curricular propostos pela Red ACES que foram utilizados como indicadores da análise. Como resultados, a pesquisa apresenta um trabalho teórico de aproximação entre a Educação Ambiental Crítica e a Ambientalização Curricular, buscando, com isso, uma Ambientalização Curricular Crítica; chega também a conclusão de que, em termos de ambientalização do PPC, das ementas e planos de ensino das disciplinas, o curso apresenta possibilidades concretamente possíveis de formação crítica de educadores ambientais, embora com algumas ressalvas.
Abstract: Starting from the understanding that the current environmental crisis is generated and intensified by the process of industrialization, which tragically characterizes the moment experienced by humanity in this century, We have Critical Environmental Education as a form of systemic opposition and as an effort to overcome the environmental degradation generated by humanity under the neoliberal capitalist mode of production and accumulation. In this sense, we have the university as a privileged space in what refers to the reflection, elaboration and diffusion of new knowledge in the area of education and environment, being essential, therefore, to the formation of environmental educators teachers. Regarding the process of teacher training, the curriculum is one of the main pillars of structuring p edagogical processes, being of vital importance to understand the training processes of the teacher. It is in this context that the discussion of Curricular Environmentalization is inserted, a term used to address the insertion of the environmental dimension in the curriculum. It is established, therefore, the general objective of this research: to understand if there are, in terms of curriculum and curricular environmentalization, possibilities of training critical environmental educators in the Biological Sciences Degree course of the Federal University of Paraíba (UFPB). This is a qualitative research divided into two stages: literature review and documentary analysis. To analyze the data obtained from the documents, Bardin’s content analysis technique wa s used, from the theoretical frameworks of analysis of the level of curricular environmentalization proposed by Red ACES that were used as categories of analysis. As a result, the research presents a theoretical work of approximation between Critical Environmental Education and Curricular Environmentalization, seeking, therefore, a Critical Curricular Environmentalization; it also reaches the conclusion that, in terms of PPC environmentalization, of the menus and teaching plans of the disciplines, the course presents concretely possible possibilities of critical training of environmental educators, although with some caveats.
Palavras-chave: Ambientalização curricular
Educação ambiental crítica
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25592
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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