Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25600
Tipo: | TCC |
Título: | A geografia e o novo ensino médio em escolas do bairro de Mangabeira, João Pessoa-PB |
Autor(es): | Lacerda, Matheus Cassiano Carlos |
Primeiro Orientador: | Silva, Anieres Barbosa da |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo investigar, partindo das reformas curriculares apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito do ensino médio, as propostas para o ensino de Geografia nas escolas públicas do bairro de Mangabeira em João Pessoa – PB. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma análise dos documentos que antecederam a BNCC no Brasil, tendo como recorte histórico a Constituição Federal de 1988. Após isto, foram realizadas análises da BNCC entre os anos de 2014 e 2018, em suas três versões, sendo a terceira versão aquela que contempla reformas direcionadas para implantação do Novo Ensino Médio, a partir dos itinerários formativos, assim compreendendo as principais reformas que foram produzidas nesse documento que guia a educação brasileira. Estava previsto que a BNCC estaria normatizada nas escolas a partir do ano de 2022. Metodologicamente, foi realizado, além da revisão de literatura, o levantamento de dados em duas escolas públicas de ensino médio no bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa – PB: a Escola Cidadã Integral Compositor Luís Ramalho e a Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira, primando o entendimento do processo de adaptação ao Novo Ensino Médio e como o ensino de Geografia está instaurado nessas escolas. |
Abstract: | This work aims to investigate, starting from the curricular reforms presented by the National Common Curricular Base (BNCC) in the context of high school, the proposals for teaching Geography in public schools in the neighborhood of Mangabeira in João Pessoa - PB. To achieve this objective, an analysis of the documents that preceded the BNCC in Brazil was developed, having the Federal Constitution of 1988 as a historical cut. After that, analyzes of the BNCC were carried out between the years 2014 and 2018, in its three versions, the third version is the one that contemplates reforms aimed at the implementation of the New High School, based on the formative itineraries, thus comprising the main reforms that were produced in this document that guides Brazilian education. It was expected that the BNCC would be standardized in schools from the year 2022. Methodologically, in addition to the literature review, data were collected in two public high schools in the Mangabeira neighborhood, in the city of João Pessoa - PB: Escola Cidadã Integral Compositor Luís Ramalho and Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira State High School, focusing on understanding the adaptation process to the New High School and how Geography teaching is established in these schools. |
Palavras-chave: | BNCC Novo ensino médio Ensino de geografia Itinerários formativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25600 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCCL21122022.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.