Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvestre, Simone Leila-
dc.date.accessioned2022-12-23T18:11:28Z-
dc.date.available2022-12-23-
dc.date.available2022-12-23T18:11:28Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25617-
dc.description.abstractThis work addresses the issue of digital technologies, teaching practice and school. The general objective is to investigate, first, the existing studies and contributions, in the field of Education, on the subject, especially those that point out the difficulties encountered by teachers for the use of digital technologies and their impressions. The study was based on qualitative, exploratory and bibliographic research. The work was theoretically based on studies by Gonçalves and Kanaane (2021), Kensi (2007), Santos (2014), Guimarães (2018), Modelski, Giraffa and Casartelli (2019), among others. We analyzed national documents from the Ministry of Education (MEC), such as the National Curricular Common Base (BNCC, 2018), and the Guide to Educational Technologies (2009, 2013). The literature indicates that teachers need to be updated and need continuing education to use teaching strategies that meet the demands of the school. Therefore, we realize that digital technologies are present in everyday school life, where teachers have contact with this resource to transmit knowledge, and during the pandemic context, the use of technologies for online classes was accentuated.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-12-23T18:11:28Z No. of bitstreams: 1 SLS23122022.pdf: 1103143 bytes, checksum: 9570141a7fb49ca73a2598e4b3000186 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-23T18:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SLS23122022.pdf: 1103143 bytes, checksum: 9570141a7fb49ca73a2598e4b3000186 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemia - Covid 19pt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais, a prática docente e a escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Limeira, Aline de Morais-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a temática tecnologias digitais, prática docente e escola. O objetivo geral é averiguar, primeiramente, os estudos e contribuições existentes, no campo da Educação, acerca do tema, sobretudo, aquelas que apontam as dificuldades encontradas pelos/as professores/as para o uso das tecnologias digitais e suas impressões. O estudo foi embasado por pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica. O trabalho fundamentou-se teoricamente por estudos de Gonçalves e Kanaane (2021), Kensi (2007), Santos (2014), Guimarães (2018), Modelski, Giraffa e Casartelli (2019), entre outros. Analisamos documentos nacionais do Ministério da Educação (MEC), tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), e o Guia de Tecnologias Educacionais (2009, 2013). A literatura indica que os docentes precisam estarem atualizados e precisam de formação continuada para utilizarem estratégias de ensino que atendam as demandas da escola. Sendo assim, percebemos que as tecnologias digitais estão presentes no cotidiano escolar, onde os docentes têm contato deste recurso para transmissão de conhecimentos, e durante o contexto pandêmico acentuou-se o uso de tecnologias para as aulas online.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLS23122022.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.