Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25647
Tipo: | TCC |
Título: | A etnoarquitetura escolar indígena como reafirmação curricular de suas identidades étnicas |
Autor(es): | Alves, Tatiane Roseno |
Primeiro Orientador: | Albino, Ângela Cristina Alves |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aborda a educação escolar indígena como forma de conhecer e valorizar na pluralidade a cultura brasileira, sobretudo ao evidenciar os aspectos arquitetônicos e étnicos na composição da escola de educação básica. Acredita-se na importância de da cultura no movimento de incorporação identitária ao espaço escolar e ao seu currículo. Pesquisas sobre a etnoarquitetura escolar indígena como reafirmação de sua identidade étnica, trazem contribuições para a formação docente, visto que o ambiente escolar é um espaço heterogênio e para educação escolar indígena. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral: analisar os aspectos etnoarquitetônicos das escolas indígenas na comunidade da Baía da Traição- Pb. Atendendo como objetivos especificos: a) buscar marcas históricas, identitárias e culturais na estrutura arquitetônica escolar. b) registrar através de fotografias e observação, perspectivas de fortalecimento cultural, por meio de símbolos e significados que fortaleçam a identidade cultural. c)evidenciar a presença e/ou ausença de marcas identitárias culturais na estrutura escolar. No que se refere aos procedimentos da pesquisa, classifica-se como pesquisa documental e de campo. A pesquisa foi realizada em escolas de reserva indigena da comunidade de Baia da Traição- PB. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados tiveram como base: na Constituição Federal de 1988, e o Parecer CNE/CEB n. 36/2001, de 4 de dezembro de 2001, da Resolução CNE/CEB n. 1, de 3 de abril de 2002, Lei 9.394/1996 e Resolução CNE/CEB n. 7352/2010, de 14 de dezembro de 2010, bem como as observações e registros fotográficos. Os resultados mostraram que, os espaços físicos educam e trazem respeito as tradições dos povos originários. Empreender esforços, sobretudo, quando ainda precisamos afirmar que eles têm o direito à terra e uma educação culturalmente referenciada. Importante destacar a valorização dos aspectos históricos, culturais e um currículo que respeite a identidade dos nativos no pertencimento a sua etnia. Percebeu-se que, os modos arquitetônicos de desenhar a escola básica, pode contribuir para a valorização do conhecimento cultural e preservação das identidades de um povo. |
Abstract: | This Course Completion Work (TCC) addresses indigenous school education as a way of knowing and valuing the plurality of Brazilian culture, especially by highlighting the architectural and ethnic aspects in the composition of the basic education school. We believe in the importance of culture in the process of incorporating identity into the school space and its curriculum. Research on indigenous school ethno architecture as a reaffirmation of their ethnic identity, bring contributions to teacher training, since the school environment is a heterogeneous space and for indigenous school education. In view of this, the present work has the general objective: to analyze the ethnoarchitectural aspects of indigenous schools in the community of Baía da Traição - Pb. Given the following specific objectives: a) to seek historical, identity and cultural marks in the school's architectural structure. b) record, through photographs and observations, perspectives of cultural strengthening, through symbols and meanings that strengthen cultural identity. c) evidence the presence and/or absence of cultural identity marks in the school structure. With regard to research procedures, it is classified as documentary and field research. The research was carried out in indigenous reserve schools in the community of Baia da Traição- Pb. The instruments used for data collection were based on: the federal constitution of 1988, and the Opinion CNE/CEB n. 36/2001, of December 4, 2001, of Resolution CNE/CEB n. 1, of April 3, 2002, Law 9.394/1996 and Resolution CNE/CEB n. 7352/2010, of December 14, 2010, as well as observations and photographic records. The results showed that the physical spaces educate and bring respect to the traditions of the original peoples. Making efforts, above all, when we still need to affirm that they have the right to land and a culturally referenced education. It is important to highlight the appreciation of historical and cultural aspects and a curriculum that respects the identity of natives in belonging to their ethnicity. It was noticed that the architectural ways of designing the basic school can contribute to the appreciation of cultural knowledge and preservation of the identities of a people. |
Palavras-chave: | Educação Etnoarquitetura Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25647 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRA29122022-MB266.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons