Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25650
Tipo: TCC
Título: A organização do espaço escolar para a educação integral: Percepções sobre uma escola cidadã integral pública
Autor(es): Araújo, Diana Bernardino de
Primeiro Orientador: Xavier, Wilson José Felix
Resumo: As escolas em tempo integral têm sido alvo de grandes debates acerca da eficiência desse modelo educacional, no que se refere a termos econômicos, administrativos, pedagógicos e espaciais. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo geral compreender as relações entre espaço escolar e educação, no contexto da implantação de uma escola integral na Paraíba. Esse objetivo maior da pesquisa se divide em alguns objetivos específicos, tais como: analisar as percepções dos estudantes acerca do espaço escolar e da implantação da modalidade ECIT; analisar as percepções dos professores acerca do espaço escolar e da implantação modalidade ECIT e analisar a adequação da estrutura física da escola para o funcionamento da escola integral. A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de campo, que é o estudo feito no próprio ambiente, realidade e situação onde os eventos ocorrem naturalmente. Serviu como campo de pesquisa uma escola pertencente à rede Estadual de ensino, localizada no centro do município de Remígio PB, tornando-se pioneira quanto ao sistema integral de educação no ensino médio, contemplando alunos oriundos das zonas urbana e rural. O universo dessa investigação está voltado aos corpos docente e discente, que atuam na unidade integral da rede estadual de ensino. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa foram as observações assistemáticas, registros fotográficos e questionários aplicados aos docentes e discentes. Nos dados obtidos, os professores acreditam que o espaço escolar interfere efetivamente no processo de ensino aprendizagem; as percepções e opiniões dos alunos sejam, por vezes, próximas e coincidam com as dos professores. Percebe-se diante das falas dos alunos que não há um entendimento formalizado quanto à compreensão do modelo ECIT, justificável, quando avaliamos que os professores também tiveram a mesma dificuldade, embora tenham passado por formações e ciclos sempre no início do ano letivo. Diante dos aspectos abordados no presente trabalho fica evidente que o modelo ECIT vem sendo conduzido na escola de forma ainda incipiente, no qual os professores relatam sobre as dificuldades com relação à infraestrutura, as condições físicas da escola, as condições profissionais e as condições ofertadas pelos governantes.
Abstract: Full-time schools have been the target of great debates about the efficiency of this educational model, in terms of economic, administrative, pedagogical and spatial terms. In this way, the work has as general objective to understand the relations between school space and education, in the context of the implantation of an integral school in Paraíba. This major objective of the research is divided into some specific objectives, such as: analyzing students' perceptions about the school space and the implementation of the ECIT modality; to analyze the teachers' perceptions about the school space and the ECIT modality implementation and to analyze the adequacy of the school's physical structure for the functioning of the integral school. The research is exploratory and descriptive with a qualitative approach, being a field research, which is the study carried out in the environment, reality and situation where events occur naturally. A school belonging to the State education network, located in the center of the municipality of Remígio-PB, served as a research field, becoming a pioneer in the integral education system in high school, contemplating students from urban and rural areas. The universe of this investigation is aimed at faculty and students, who work in the integral unit of the state education network. The research data collection instruments were unsystematic observations, photographic records and questionnaires applied to professors and students. In the data obtained, teachers believe that the school space effectively interferes in the teaching-learning process; the perceptions and opinions of the students are sometimes close and coincide with those of the teachers. It can be seen from the students' statements that there is no formalized understanding of the ECIT model, which is justifiable, when we assess that the teachers also had the same difficulty, although they have gone through training and cycles always at the beginning of the school year. In view of the aspects addressed in the present work, it is evident that the ECIT model has been conducted in the school in an incipient way, in which teachers report on the difficulties related to infrastructure, the physical conditions of the school, the professional conditions and the conditions offered by the teachers. rulers.
Palavras-chave: Espaço escolar
Escola integral
Modelo ECIT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25650
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBA29122022-MB271.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons