Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2566
Tipo: TCC
Título: Gênero e orientação sexual na produção dos trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia/UFPB, nos últimos 20 anos (1997-2016)
Autor(es): Ferreira, Elizabeth Regina Silva
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia objetiva identificar, mapear e refletir sobre a presença das temáticas gênero e orientação sexual na produção dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia (TCC) do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, a partir de análise documental e com base nos marcos legais, bem como nas conquistas dos movimentos sociais. Em um levantamento de 20 anos (1997-2016), foram produzidos 60 trabalhos sobre as temáticas de gênero e orientação sexual de um total de 1409 trabalhos, dos quais 21 correspondem especificamente a gênero e 39 a orientação sexual. Considerando o TCC como culminância da experiência curricular, ancora-se a análise da evolução da produção dos TCC em documentos que marcam a inclusão dessas temáticas na política nacional de direitos humanos, de educação e na formação em pedagogia, tentando perceber os impactos diretos e/ou indiretos no currículo do Curso da IES pesquisada. A pesquisa pautou-se em um delineamento do tipo bibliográfico e um levantamento documental de natureza quanti-qualitativa. Foi realizado um levantamento sobre a presença das temáticas gênero e orientação sexual no Laboratório de Estágio Supervisionado (LAES) e na Biblioteca Setorial do Curso de Pedagogia. Os resultados obtidos indicam que a produção de TCC sobre essas temáticas é incipiente e não compatível com as conquistas dos movimentos sociais feministas e LGBT (de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Tampouco os marcos legais interferem efetivamente no currículo do referido curso, pois os temas gênero e orientação sexual são trabalhados de maneira facultativa por iniciativa particular de professores/as em poucas disciplinas.
Abstract: This work of conclusion of the Pedagogy course aims to identify, map and reflect on the presence of the themes gender and sexual orientation in the production of the Conclusion Works of the Pedagogy Course (TCC) of the Education Center of the Federal University of Paraíba (UFPB), Campus I, based on documentary analysis and based on legal frameworks, as well as on the achievements of social movements. In a 20-year survey (1997-2016), 60 papers on the themes of gender and sexual orientation were produced for a total of 1409 papers, of which 21 corresponded specifically to gender and 39 sexual orientation. Considering CBT as the culmination of the curricular experience, it is anchored the analysis of the evolution of the production of CBT in documents that mark the inclusion of these themes in the national policy of human rights, education and training in pedagogy, trying to perceive the direct and / Or indirect in the curriculum of the IES Course studied. The research was based on a delineation of the bibliographic type and a documental survey of quanti-qualitative nature. A survey was carried out on the presence of gender and sexual orientation in the Supervised Internship Laboratory (LAES) and in the Sector Library of the Pedagogy Course. The results indicate that the production of CBT on these issues is incipient and not compatible with the achievements of the feminist and LGBT social movements (Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite and Transsexual). Neither do legal frameworks interfere effectively with the curriculum of this course, since the themes gender and sexual orientation are worked on an optional basis by the private initiative of teachers in few disciplines.
Palavras-chave: Educação sexual
Gênero
Orientação sexual
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2566
Data do documento: 12-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERSF21062017.pdf727,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.