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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25671
Tipo: TCC
Título: A escolarização das mulheres privadas de liberdade do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão de João Pessoa/PB sob a ótica das professoras
Autor(es): Araújo, Jeane de Souza
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Segundo Orientador: Silva, Luziel Augusto da
Resumo: Este estudo se encontra no campo das políticas educacionais e das práticas pedagógicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em contexto prisional, pois este contribuirá para uma reflexão das políticas públicas de educação para mulheres privadas de liberdade e para uma Educação voltada e pautada nos Direitos Humanos. O objetivo geral da pesquisa foi: Compreender a inserção das mulheres privadas de liberdade do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão de João Pessoa/Paraíba no processo de escolarização obrigatório e como sujeitos de direitos sociais e civis. E os objetivos específicos foram: Discutir sobre a Educação em Prisões, considerando suas especificidades de oferta, seu funcionamento e seus fundamentos; Identificar os perfis sócio educacionais das mulheres privadas de liberdade do CRF Maria Júlia Maranhão; Refletir a respeito do acesso das mulheres privadas de liberdade a escolarização obrigatória e sua contribuição para a emancipação humana sob a ótica das professoras. A metodologia da pesquisa se pautou pelo enfoque qualitativa, do tipo exploratório, utiliza ndo procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e da observação participante. Além disso, aplicamos um questionário com profissionais/educadores que trabalham na instituição-campo desta pesquisa. Os dados obtidos pelas professoras, demonstraram que apesar de às mulheres privadas de liberdade também terem seus direitos muitas vezes negados, inclusive o direito à educação. Quando assistidas por esse direito, adquirem autoconfiança, melhoria da autoestima e melhor elaboração da sua condição no processo de ressocialização.
Abstract: This study is in the field of educational policies and pedagogical practices aimed at Youth and Adult Education (EJA), in a prison context, as this will contribute to a reflection on public education policies for women deprived of liberty and for an Education focused on and based on human rights. The general objective of the research was: To understand the insertion of women deprived of liberty from the Maria Júlia Maranhão Women's Reeducation Center in João Pessoa/Paraíba in the process of compulsory schooling and as subjects of social and civil rights. And the specific objectives were: To discuss Education in Prisons, considering its offer specificities, its operation and its fundamentals; Identify the socio-educational profiles of women deprived of liberty at CRF Maria Júlia Maranhão and to reflect on the access of women deprived of liberty to compulsory schooling and their contribution to human emancipation from the perspective of teachers. The research methodology was guided by a qualitative approach, of the exploratory type, using bibliographical and documentary research procedures and participant observation. In addition, we applied a questionnaire with professionals/educators who work in the field institution of this research. The data obtained by the teachers, showed that although women deprived of liberty also often have their rights denied, including the right to education. When assisted by this right, they acquire self-confidence, improved self-esteem and better elaboration of their condition in the resocialization process.
Palavras-chave: Educação - mulheres - privação de liberdade
Educação de jovens e adultos
Políticas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25671
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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