Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Enelucia Santos da-
dc.date.accessioned2023-01-11T11:03:53Z-
dc.date.available2023-01-09-
dc.date.available2023-01-11T11:03:53Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25672-
dc.description.abstractThis project presents the results of a Course Completion Work (CCW) research carried out in the Licentiate Degree in Pedagogy at the Federal University of Paraíba, Campus I, entitled “Challenges faced by teachers in children’s literacy in a municipal school in João Pessoa during the pandemic”. unpreparedness faced by teachers during the pandemic; also check the pedagogical strategies used by teachers with a view to literacy and the degree of challenges faced by teachers in the post-pandemic period in relation to literacy. The research is of a qualitative exploratory nature and aims to provide greater familiarity with the problem studied in the project. The research developed was a field research for a better deepening in the analysis of the data collected through interviews and a questionnaire carried out with the teachers of a public teaching institution. The authors who based the research were Magda Soares (2010), Gil (2002), Dezotti, Nery, Benfica and Bandeira (2021), among others. We understand that the State would need a teaching plan that encompasses everyone in general and that prepares its teachers to face unexpected situations, such as in the case of a pandemic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-11T11:03:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESS09012023.pdf: 595092 bytes, checksum: eff827ba31f2d17c75fababe78077637 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T11:03:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESS09012023.pdf: 595092 bytes, checksum: eff827ba31f2d17c75fababe78077637 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAcesso às tecnologiaspt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças em uma escola municipal de João Pessoa durante a pandemiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoEste projeto apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus I, intitulado “Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças em uma escola municipal de João Pessoa durante a pandemia”. O objetivo foi analisar os desafios enfrentados por professores de uma escola pública da rede de ensino de João Pessoa quanto à garantia do processo de alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto, procuramos identificar as dificuldades do acesso às tecnologias e a falta de preparação enfrentada pelos professores alfabetizadores durante a pandemia; também verificar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores com vista à alfabetização e avaliar de desafios enfrentados pelos professores no pós- pandemia em relação à alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema estudado no projeto. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa com abordagem exploratória para verificarmos junto a professores da EMEF Dom Hélder Câmara as dificuldades de desenvolver a alfabetização durante pandemia da COVID-19, a pesquisa foi realizada através de entrevista para melhor aprofundamento na análise dos dados coletados. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram Magda Soares (2010) que nos mostram conceitos de letramento e alfabetização e a necessidade de ambos no processo de aprendizagem das crianças do ensino fundamental anos iniciais, Gil (2002), Dezotti, Nery, Benfica e Bandeira (2021), entre outros. Compreendemos que o Estado precisaria de um plano de ensino que abraçasse a todos de um modo geral e que preparasse seus professores para enfrentar situações inesperadas como no caso de uma pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESS09012023.pdf581,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons