Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25672| Tipo: | TCC |
| Título: | Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças em uma escola municipal de João Pessoa durante a pandemia |
| Autor(es): | Silva, Enelucia Santos da |
| Primeiro Orientador: | Lira, Ildo Salvino de |
| Resumo: | Este projeto apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus I, intitulado “Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças em uma escola municipal de João Pessoa durante a pandemia”. O objetivo foi analisar os desafios enfrentados por professores de uma escola pública da rede de ensino de João Pessoa quanto à garantia do processo de alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto, procuramos identificar as dificuldades do acesso às tecnologias e a falta de preparação enfrentada pelos professores alfabetizadores durante a pandemia; também verificar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores com vista à alfabetização e avaliar de desafios enfrentados pelos professores no pós- pandemia em relação à alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema estudado no projeto. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa com abordagem exploratória para verificarmos junto a professores da EMEF Dom Hélder Câmara as dificuldades de desenvolver a alfabetização durante pandemia da COVID-19, a pesquisa foi realizada através de entrevista para melhor aprofundamento na análise dos dados coletados. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram Magda Soares (2010) que nos mostram conceitos de letramento e alfabetização e a necessidade de ambos no processo de aprendizagem das crianças do ensino fundamental anos iniciais, Gil (2002), Dezotti, Nery, Benfica e Bandeira (2021), entre outros. Compreendemos que o Estado precisaria de um plano de ensino que abraçasse a todos de um modo geral e que preparasse seus professores para enfrentar situações inesperadas como no caso de uma pandemia. |
| Abstract: | This project presents the results of a Course Completion Work (CCW) research carried out in the Licentiate Degree in Pedagogy at the Federal University of Paraíba, Campus I, entitled “Challenges faced by teachers in children’s literacy in a municipal school in João Pessoa during the pandemic”. unpreparedness faced by teachers during the pandemic; also check the pedagogical strategies used by teachers with a view to literacy and the degree of challenges faced by teachers in the post-pandemic period in relation to literacy. The research is of a qualitative exploratory nature and aims to provide greater familiarity with the problem studied in the project. The research developed was a field research for a better deepening in the analysis of the data collected through interviews and a questionnaire carried out with the teachers of a public teaching institution. The authors who based the research were Magda Soares (2010), Gil (2002), Dezotti, Nery, Benfica and Bandeira (2021), among others. We understand that the State would need a teaching plan that encompasses everyone in general and that prepares its teachers to face unexpected situations, such as in the case of a pandemic. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Ensino remoto Acesso às tecnologias |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25672 |
| Data do documento: | 13-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESS09012023.pdf | 581,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
