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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25681
Tipo: TCC
Título: Educação antirracista e a prática docente: um olhar a partir da escrevivência e para as práticas das professoras da Escola M.E.F. Maria das Neves Lins (Bayeux-PB)
Autor(es): Cruz, Rosemary
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Segundo Orientador: Lima, Maria de Lourdes Farias
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar quais as dificuldades e possibilidades enfrentados no trabalho docente para implementação de uma educação antirracista na Escola M. E. F. Maria das Neves Lins (Bayeux-PB). E, nossos objetivos específicos buscou refletir a educação antirracista a partir da escrita de si (escrevivência); Mapear quais as dificuldades indicadas pelas professoras para uma educação antirracista; Compreender os limites e as possibilidades de trabalhar a temática, indicadas pelas docentes. Os principais teóricos foram: Gomes (2003, 2010, 2012; 2017); Munanga (2005); Freire (1992, 2005 e 2021), Almeida, 2019), Evaristo (2017), entre outros. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa do tipo triangulação de fontes contemplando: registro de memorial, aportes bibliográficos sobre o tema das relações étnico-raciais e pesquisa aplicada na escola campo de Estágio. Tendo como técnica de levantamento de dados nossos registros de estágio à aplicação de formulário com cinco docentes da referida escola. Os resultados possibilitam o entendimento que a educação antirracista passa por vários desafios no campo didático-curricular e de escuta dos educandos/as, de novas posturas e práticas docentes afroreferenciadas.
Abstract: This work has the general objective of analyzing the difficulties and possibilities faced in the teaching work for the implementation of an anti-racist education at the M. E. F. Maria das Neves Lins School (Bayeux-PB). And, our specific objectives sought to reflect anti-racist education from the writing of oneself (writing); Mapping the difficulties indicated by the teachers for an anti-racist education; Understand the limits and possibilities of working on the theme, indicated by the teachers. The main theorists were: Gomes (2003, 2010, 2012; 2017); Munanga (2005); Freire (1992, 2005 and 2021), Almeida (2019), Evaristo (2017), among others. The methodology consisted of qualitative research of the triangulation type of sources, including: memorial records, bibliographical contributions on the theme of ethnic-racial relations and applied research in the field school of Internship. Having as a data collection technique our internship records to the application of a form with five teachers of the referred school. The results make it possible to understand that anti-racist education goes through several challenges in the didactic-curricular field and listening to students, new postures and afro-referenced teaching practices.
Palavras-chave: Educação Antirracista
Escrevivência
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25681
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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