Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25682
Tipo: TCC
Título: Políticas de educação infantil do município de João Pessoa/PB e a formação das professoras dessa etapa
Autor(es): Silva, Kévvia Dawlay Lima da
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luísa Nogueira de
Resumo: Este trabalho se deu a partir de interrogações, por querer saber como o município de João Pessoa/PB apresenta em sua política a etapa da Educação Infantil. A pesquisa discute as Políticas de Educação Infantil do município de João Pessoa/PB e a formação das professoras dessa etapa, a fim de analisar de que maneira são pensadas as políticas de Educação Infantil municipal de João Pessoa e como isso pode contribuir na formação das professoras. Para tanto, foi necessário realizar levantamento das políticas municipais para a Educação Infantil; identificar as políticas referentes à formação de professoras de Educação Infantil; e analisar como esses documentos podem influenciar a formação das professoras. Realizou-se, então, uma pesquisa documental a partir de 6 (seis) documentos produzidos entre os anos de 2021 e 2022 que trazem elementos acerca das políticas de Educação Infantil do munícipio de João Pessoa/PB. Para identificar os dados e resultados da análise foram organizados 12 (doze) quadros contendo título, pergunta da ficha de análise, nome dos documentos e se/como eles abordam a questão. Em cada quadro foi realizada a análise pautada na pergunta e no que o documento continha a respeito, em diálogo com o referencial teórico. Diante disso, verifica-se que a maneira como é pensada as políticas educacionais do município em questão aponta para um viés histórico-social, trazendo a criança como sujeito ativo e protagonista do seu processo enquanto ser humano. Os documentos possibilitam abertura ao diálogo, sendo flexíveis para se pensar melhorias nas políticas de Educação Infantil. Frente a isto, os documentos indicam que as formações das professoras de Educação Infantil da rede municipal de João Pessoa/PB devem estar em consonância com o que é estabelecido sobre a primeira etapa da Educação Básica, podendo afetar de maneira significativa na reflexão dessas profissionais, no seu papel enquanto educadoras, no objetivo da Educação Infantil, compreendendo os possíveis caminhos para realizar sua prática pedagógica. Isso leva à compreensão de que a presente pesquisa pode trazer contribuições significativas, no sentido de oferecer ampliação da discussão dessa etapa da Educação Básica, através de análises nas políticas educacionais do município de João Pessoa, dando abertura para se ter um olhar mais voltado a esse público, com a possibilidade de criação de novas políticas de Educação Infantil.
Abstract: This work was based on questions, wanting to know how the municipality of João Pessoa/PB presents the stage of Early Childhood Education in its policy. The research discusses the Early Childhood Education Policies in the municipality of João Pessoa/PB and the training of teachers at this stage, in order to analyze how the municipal Early Childhood Education policies of João Pessoa are thought and how this can contribute to the training of teachers. Therefore, it was necessary to carry out a survey of municipal policies for Early Childhood Education; identify policies related to the training of Early Childhood Education teachers; and analyze how these documents can influence the training of teachers. Documentary research was then carried out based on 6 (six) documents produced between the years 2021 and 2022 that bring elements about the Early Childhood Education policies in the municipality of João Pessoa/PB. To identify the data and results of the analysis, 12 (twelve) tables were organized containing the title, the question on the analysis sheet, the name of the documents and whether/how they address the issue. In each frame, an analysis was carried out based on the question and what the document contained about it, in dialogue with the theoretical framework. Given this, it appears that the way in which the educational policies of the municipality in question are thought points to a historical-social bias, bringing the child as an active subject and protagonist of his process as a human being. The documents allow open dialogue, being flexible to think about improvements in Early Childhood Education policies. Faced with this, the documents indicate that the training of Early Childhood Education teachers in the municipal network of João Pessoa/PB must be in line with what is established about the first stage of Basic Education, which can significantly affect the reflection of these professionals, in their role as educators, in the objective of Early Childhood Education, understanding the possible ways to carry out their pedagogical practice. This leads to the understanding that the present research can bring significant contributions, in the sense of offering an expansion of the discussion of this stage of Basic Education, through analyzes in the educational policies of the municipality of João Pessoa, opening up to a more focused look at this public, with the possibility of creating new Child Education policies.
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Políticas educacionais
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25682
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KDLS11012023.pdf990,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons