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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25703
Tipo: TCC
Título: A luta de mulheres camponesas pela conquista da terra: um estudo sobre os processos socioeducativos no Assentamento dona Antônia no município de Conde-PB
Autor(es): Silva, Maria de Fátima Soares da
Primeiro Orientador: Silva, Alexandre Magno Tavares da
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral, apresentar um estudo em torno de processos socioeducativos presentes na luta de mulheres camponesas no contexto da conquista da terra do Assentamento Dona Antônia, no município do Conde/Paraíba no período de 1995 e 1996, atentando para a construção de um protagonismo das mulheres camponesas. Buscou-se, tomando como aspecto relevante, a recuperação da memória histórica e o protagonismo social das mulheres camponesas nesse processo. O termo protagonismo das mulheres justifica-se pelo fato das mulheres forjarem-se enquanto agentes modificadores da história; elas mesmas conquistando, através da organização, o direito à liberdade de participar das questões culturais, educativas, históricas, econômicas e políticas da comunidade. Enquanto objetivos específicos temos: a) Apresentar a luta e a conquista da terra enquanto uma construção feminina; b) Recuperar a memória histórica do papel social das mulheres camponesas no Assentamento Dona Antônia no município do Conde/Paraíba; c) Analisar o processo socioeducativo enquanto contribuição no protagonismo das mulheres camponesas no Assentamento Dona Antônia no município do Conde/Paraíba. A fim de atender esses objetivos nos apoiamos teoricamente nos estudos de pensamento pedagógico e social do professor Paulo Freire sobre a Educação Popular e a Educação como um processo de prática da liberdade, Carlos Rodrigues Brandão em sua reflexão em torno da educação enquanto experiência comunitária, e Roseli Caldart sobre a construção de uma pedagogia que surge no processo de luta pela conquista da terra. No campo metodológico procurou-se traçar um caminho do qual fizeram parte os seguintes aspectos: a pesquisa bibliográfica e documental, enquanto técnicas procedimentais e a elaboração de um roteiro de questionário para orientar as entrevistas realizadas com as camponesas e a análise das falas das entrevistadas. Enquanto parte dos resultados constatamos que a experiência das mulheres na luta pela conquista da terra proporcionou às mulheres camponesas o tecimento de um protagonismo feminino, a busca de conhecimentos por seus direitos e uma participação mais ativa no Assentamento Dona Antônia que resultou em avanços na comunidade como, por exemplo, a aquisição de um trator novo conquistado pela diretoria das mulheres em 2016.
Abstract: The general objective of this course completion work is to present a study of the socioeducational processes present in the struggle of peasant women in the context of the conquest of the land of the Dona Antônia Settlement, in the municipality of Conde/Paraíba in the period of 1995 and 1996, focusing on the construction of a leading role for peasant women. It was sought, taking as a relevant aspect, the recovery of the historical memory and the social protagonism of peasant women in this process. The term "protagonism of women" is justified by the fact that women forge themselves as modifying agents of history; they themselves conquer, through organization, the right to freedom to participate in cultural, educational, historical, economic and political issues of the community. As specific objectives we have: a) To present the struggle and the conquest of the land as a feminine construction; b) To recover the historical memory of the social role of peasant women in the Dona Antônia Settlement in the municipality of Conde/Paraíba; c) To analyze the socio-educational process as a contribution to the protagonism of peasant women in the Dona Antônia Settlement in the municipality of Conde/Paraíba. In order to meet these objectives, we based ourselves theoretically on the pedagogical and social studies of Professor Paulo Freire on Popular Education and Education as a process of freedom practice, Carlos Rodrigues Brandão in his reflection about education as a community experience, and Roseli Caldart on the construction of a pedagogy that emerges in the process of struggle for the conquest of the land. In the methodological field, we tried to trace a path which included the following aspects: the bibliographical and documental research, as procedural techniques and the elaboration of a questionnaire script to guide the interviews carried out with the peasant women and the analysis of the interviewees' speeches. As part of the results, we found that the experience of women in the struggle for the conquest of the land provided peasant women with a female protagonism, the search for knowledge about their rights and a more active participation in the Dona Antônia Settlement, which resulted in advances in the community such as, for example, the acquisition of a new tractor conquered by the women's board in 2016.
Palavras-chave: Processos educativos
Mulheres camponesas
Protagonismo
Educação popular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25703
Data do documento: 7-Dez-2022
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