Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25728| Tipo: | TCC |
| Título: | Um mapeamento sobre contextualização matemática na visão de um grupo de professores do município de São Vicente Férrer-PE |
| Autor(es): | Araújo, Lucas Vinicius Santos de |
| Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos |
| Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo geral realizar um mapeamento das concepções dos professores de matemática do município de São Vicente Férrer- PE, no que diz respeito ao conceito de contextualização. Utilizamos como referenciais algumas ideias dos autores Vygotsky (1984), D'Ambrosio (2009b), Machado (2005), Mattos (2020). Sendo um trabalho de pesquisa qualitativa, foi produzido um estudo sobre algumas metodologias de ensino da matemática, em seguida foi realizada uma entrevista estruturada com um grupo de nove docentes de Matemática do ensino fundamental anos finais do município de São Vicente Ferrer-PE e por último foi feito uma análise das entrevistas baseada no referencial teórico. Para os professores entrevistados a contextualização é a ligação do conteúdo vivenciado com o cotidiano dos alunos, no qual o uso da contextualização na sala de aula facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas, tem-se dificuldades em aplicá-la como ferramenta de ensino, principalmente em conteúdos abstratos com difíceis aplicação a situações cotidianas. |
| Abstract: | The general objective of this research was to map the conceptions of mathematics teachers in the municipality of São Vicente Férrer-PE, with regard to the concept of contextualization. We use as references some ideas of the authors Vygotsky (1984), D'Ambrosio (2009b), Machado (2005), Mattos (2020). Being a qualitative research work, a study was produced on some mathematics teaching methodologies, then a structured interview was carried out with a group of nine Mathematics teachers from elementary school to the final years of the municipality of São Vicente Ferrer-PE and finally an analysis of the interviews was carried out based on the theoretical framework. For the teachers interviewed, contextualization is the connection of the content experienced with the students' daily lives, in which the use of contextualization in the classroom facilitates the understanding of mathematical concepts, but there are difficulties in applying it as a teaching tool, mainly in abstract contents with difficult application to everyday situations. |
| Palavras-chave: | Contextualização da matemática Ensino contextualizado da matemática Concepções de professores de matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25728 |
| Data do documento: | 16-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LVSA17012023.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
