Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25728
Tipo: TCC
Título: Um mapeamento sobre contextualização matemática na visão de um grupo de professores do município de São Vicente Férrer-PE
Autor(es): Araújo, Lucas Vinicius Santos de
Primeiro Orientador: Santos, Eduardo Gonçalves dos
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral realizar um mapeamento das concepções dos professores de matemática do município de São Vicente Férrer- PE, no que diz respeito ao conceito de contextualização. Utilizamos como referenciais algumas ideias dos autores Vygotsky (1984), D'Ambrosio (2009b), Machado (2005), Mattos (2020). Sendo um trabalho de pesquisa qualitativa, foi produzido um estudo sobre algumas metodologias de ensino da matemática, em seguida foi realizada uma entrevista estruturada com um grupo de nove docentes de Matemática do ensino fundamental anos finais do município de São Vicente Ferrer-PE e por último foi feito uma análise das entrevistas baseada no referencial teórico. Para os professores entrevistados a contextualização é a ligação do conteúdo vivenciado com o cotidiano dos alunos, no qual o uso da contextualização na sala de aula facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas, tem-se dificuldades em aplicá-la como ferramenta de ensino, principalmente em conteúdos abstratos com difíceis aplicação a situações cotidianas.
Abstract: The general objective of this research was to map the conceptions of mathematics teachers in the municipality of São Vicente Férrer-PE, with regard to the concept of contextualization. We use as references some ideas of the authors Vygotsky (1984), D'Ambrosio (2009b), Machado (2005), Mattos (2020). Being a qualitative research work, a study was produced on some mathematics teaching methodologies, then a structured interview was carried out with a group of nine Mathematics teachers from elementary school to the final years of the municipality of São Vicente Ferrer-PE and finally an analysis of the interviews was carried out based on the theoretical framework. For the teachers interviewed, contextualization is the connection of the content experienced with the students' daily lives, in which the use of contextualization in the classroom facilitates the understanding of mathematical concepts, but there are difficulties in applying it as a teaching tool, mainly in abstract contents with difficult application to everyday situations.
Palavras-chave: Contextualização da matemática
Ensino contextualizado da matemática
Concepções de professores de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25728
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVSA17012023.pdf4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.