Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2573
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização
metadata.dc.creator: Silva, Yasmin Nascimento da
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Joseval dos Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Walquíria Pinto de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal compreender como as professoras do ciclo de alfabetização na organização do seu trabalho pedagógico utilizam os gêneros textuais em sala de aula no processo de alfabetização e letramento. Analisando qual a concepção sobre alfabetização e letramento na visão das professoras do ciclo de alfabetização; identificar e analisar qual a concepção sobre a utilização dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento na visão das professoras dos ciclos de alfabetização; analisar de que forma é organizada e desenvolvida a aula pelas professoras no ciclo de alfabetização ao utilizar os gêneros textuais; identificar e analisar quais as barreiras e possibilidades encontradas pelas professoras do ciclo de alfabetização no trabalho com gêneros textuais. O trabalho com os gêneros textuais em ciclos de alfabetização contribui para a formação de leitores e escritores com senso crítico, é de fundamental importância que a criança esteja em contato com os mais diversos gêneros textuais juntamente com uma prática estimuladora da professora para seus alunos. As interlocutoras da pesquisa foram professoras do segundo e terceiro anos de uma escola municipal de João Pessoa. Como metodologia de pesquisa, foi priorizado o método qualitativo, fazendo uso das ferramentas de observação e entrevista semiestruturada. Busquei apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1992), Bakhtin (2000), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. De acordo com o que foi observado na instituição onde foi realizada a pesquisa, o uso dos gêneros textuais ainda não é tão frequente, e poderia ser mais explorado no dia a dia dos alunos, priorizando suas vivências e fazendo ligação com os conteúdos ministrados pelas professoras em sala de aula, diante das observações feitas nas duas salas, o uso dos gêneros é diferenciado, pois percebi realidades diferenciadas com relação a inserção dos gêneros, pois das duas professoras observadas, apenas uma incluía os gêneros textuais em sua aula e claramente observei resultados positivos com relação a leitura e escrita das crianças. Diante disso, acredito que essa pesquisa venha contribuir para destacar a importância de utilizar os gêneros textuais em sala de aula e que os profissionais de educação possam utilizar os gêneros textuais, para contribuir com o processo de alfabetização e letramento dos alunos.
Abstract: The present work had as main objective to understand how the teachers of the literacy cycle in the organization of their pedagogical work use the textual genres in the classroom in the process of literacy and literacy. Analyzing the conception about literacy and literacy in the teachers' view of the literacy cycle; Identify and analyze the conception about the use of textual genres in the process of literacy and literacy in the view of the teachers of the literacy cycles; To analyze how the class is organized and developed by the teachers in the literacy cycle when using the textual genres; Identify and analyze the barriers and possibilities encountered by the teachers of the literacy cycle in working with textual genres. The work with the textual genres in literacy cycles contributes to the formation of readers and writers with critical sense, it is of fundamental importance that the child is in contact with the most diverse textual genres along with a stimulating practice of the teacher for his students. The research interlocutors were teachers of the second and third years of a municipal school in João Pessoa. As a research methodology, the qualitative method was prioritized, making use of observation tools and semi-structured interviews. I sought support in the studies of Ferreiro and Teberosky (1992), Bakhtin (2000), Schneuwly and Dolz (2004), among others. According to what was observed in the institution where the research was carried out, the use of the textual genres is not yet so frequent, and could be more explored in the students' daily life, prioritizing their experiences and linking with the content taught by the teachers In the classroom, before the observations made in the two rooms, the use of the genres is differentiated, because I perceived different realities with regard to the insertion of the genres, because of the two teachers observed, only one included the textual genres in their class and clearly observed results Children's reading and writing skills. Given this, I believe that this research will contribute to highlight the importance of using textual genres in the classroom and that education professionals can use textual genres to contribute to the literacy process and literacy of students.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Gêneros textuais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2573
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YNS16062017.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.