Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25732
Tipo: | TCC |
Título: | Desenvolvimento e avaliação preliminar de um jogo digital para o ensino de cinética química |
Autor(es): | Costa, Gabriela Pereira da |
Primeiro Orientador: | Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira de |
Resumo: | A grande dificuldade de aprendizagem nas disciplinas de Química faz despertar o interesse no desenvolvimento de alternativas didáticas para melhorar o processo de ensino. Os jogos digitais podem ser aplicados a diversos conteúdos de Química, entre os quais está a cinética química. O objetivo da pesquisa foi promover de forma lúdica o conhecimento, aplicando-se o game nomeado de "Cinética Química" como instrumento didático, que foi desenvolvido desde suas imagens até sua programação na plataforma Unity de forma independente, para o estudo desse tema em sala de aula. O estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola privada da cidade de João Pessoa, Paraíba, com 31 alunos. A atividade foi analisada através de um questionário com 16 perguntas, que foi aplicado após o instrumento didático. Observou-se maior interação entre professor e aluno durante a execução do game, um ambiente cooperativo e divertido. O jogo teve um bom alcance, tanto em sua parte lúdica quanto na educativa, demonstrando que o game contribuiu na aprendizagem. |
Abstract: | The great difficulty in learning chemistry subjects sparks interest in the development of didactic alternatives to improve the teaching process. Gamification can be applied to several Chemistry contents, among which is chemical kinetics. The study was carried out in a 2nd-year high school class from a private school in the city of João Pessoa, Paraíba, with 31 students. The activity was analyzed through a survey with 16 questions, that was applied after the didact instrument. The objective of this research was to promote playfully the expertise, applying the game named "Cinética Química" as a didactic instrument. It was observed a greater interaction between teacher and student during the execution of this game, a cooperative and fun environment. The game had a good reach, in both playful and educational parts, demonstrating that the game contributes to learning. |
Palavras-chave: | Jogo digital Jogo didático - Cinética química Ensino e aprendizagem em química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25732 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GPC18012023.pdf | 705,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.