Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25740
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da residência pedagógica na formação docente: desafios e aprendizagens em um cenário pandêmico |
Autor(es): | Melo, José Victor Gomes Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Silva, Richarde Marques da |
Resumo: | A participação no Programa Residência Pedagógica em meio a uma grave pandemia trouxe diversos desafios a serem superados no âmbito de ensino-aprendizagem. Diante dessa situação, o grupo da Residência Pedagógica precisou se preparar e se planejar com estudos e debates amplos entre os participantes, desenvolvendo uma base que guiou a construção das nossas atividades. O objetivo deste trabalho é relatar quais foram os principais desafios, o processo para superá-los e as contribuições para a formação docente obtidas durante o período de vigência do programa da Residência Pedagógica. O planejamento e prática a partir de aulas virtuais, síncronas ou assíncronas, possibilitou um significativo aprendizado sobre a utilização de ferramentas digitais, mesmo com as dificuldades, superadas através de um processo de pesquisas e estudos. O ensino remoto emergencial mostrou aspectos como a falta de preparação adequada para os professores, bem como os preocupantes problemas sociais relacionados ao ensino público brasileiro, vivenciados pelos docentes e principalmente pelos estudantes, muitas vezes sem o acesso adequado a essa realidade ocasionada pelo ensino remoto. |
Abstract: | The participation in the Pedagogical Residence Program in the midst of a serious pandemic brought several challenges to be overcome in the teaching-learning context. Faced with this situation, the group needed to prepare and plan with extensive studies and debates among the participants, developing a base that guided the construction of our activities. The objective of this work is to report the main challenges, the process to overcome them and the contributions to teacher training obtained during the period of validity of the Pedagogical Residency program. The planning and practice based on virtual, synchronous or asynchronous classes, enabled a significant learning experience on the use of digital tools, even with the difficulties, overcome through a process of research and studies. Emergency remote teaching showed aspects such as the lack of adequate preparation for teachers, as well as the worrying social problems related to Brazilian public education, experienced by teachers and especially by students, often without adequate access to this reality caused by remote teaching. |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Ensino de geografia Ensino remoto emergencial Pedagogical residence Emergency remote teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25740 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JVGRM18012023 .pdf | 815,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.