Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2575
Tipo: TCC
Título: A educação de jovens e adultos expectativas dos alunos em relação ao retorno escolar
Autor(es): Araújo, Tatiana Karla Maia de Queiroz
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo maior foi o de identificar e analisar as expectativas dos alunos entre 36 e 52 anos de idade, ao retornarem à sala de aula cursando a modalidade de ensino da EJA. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Albino na cidade de João Pessoa, Pb. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa. Desse modo, verificamos através dos dados coletados, na observação participante e no questionário realizado com os mesmos, que o aluno quando retorna á sala de aula da EJA têm grandes expectativas. Alguns deles ansiavam pela conclusão do curso, aprender ler e escrever e adquirir conhecimento, os fazendo sentir, assim, mais confiantes para ocupar seu espaço no mercado profissional com autonomia e dignidade. Concluímos que a EJA socializa o estudante com o meio social, encorajando-o e convencendo-o de que, um trabalho educativo em sala de aula desperta cada vez mais o interesse pelo aprendizado, contribuindo de forma contundente para que o potencial desse aluno proporcione o exercício de uma cidadania mais justa e igualitária.
Abstract: The teaching of Youth and Adult Education (YAE) began, fundamentally, in a partnership with popular education, social movements, community practices, and with educator Paulo Freire’s primary contributions (1921-1997). YAE has made advances throughout its history, and has great relevance in the process of building new knowledge, encouraging the student to return to the classroom at any time in his life. This paper presents the results of a research whose main objective was to identify and analyze the expectations of students between the ages of 36 and 52, when they return to the classroom attending the teaching modality of YAE. The research was carried out at a municipal elementary school in the city of João Pessoa, Pb. The methodology used was descriptive field research, with a qualitative approach. Thereby, we verified through the collected data, by the observation participant and the questionnaire carried out with them, that when the student returns to YAE classroom he has high expectations. Some of them longed for completion of the course, others for independence and social inclusion, making them feel more confident to occupy their space in the professional market with autonomy and dignity. We conclude that YAE socializes the student with the social environment, encouraging and convincing him that, an educational work in classroom awakens more and more interest in learning, contributing significantly in a way that this student’s potential provides the exercise of a more just and equal citizenship.
Palavras-chave: Educação popular
Educação de jovens e adultos
Alunos - expectativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2575
Data do documento: 23-Mai-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TKMQA20062017.pdf546,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.