Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Jessilene Silva-
dc.date.accessioned2023-01-19T13:42:14Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-01-19T13:42:14Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25765-
dc.description.abstractThe use of technology applied to education is a reality. However, the COVID-19 pandemic made explicit the need to reflect on initial teacher training for the use of technology applied to education. Thus, the objective is to analyze how the initial formation of the pedagogue for education mediated by technologies at the Federal University of Paraíba is configured, based on the analysis of the Political Projects of the Courses and the course plans of the curricular components of the Pedagogy courses of the UFPB. A qualitative, exploratory documentary research was carried out on the official websites of the UFPB, the Integrated System of Academic Activities Management (SIGAA) - UFPB, the Integrated System of Human Resources Management (SIGRH) and the online pages of the academic centers of the UFPB, Education Center (CE) on campus I – João Pessoa, Center for Human, Social and Agrarian Sciences (CCHSA) on campus III – Bananeiras and Center for Applied Sciences and Education (CCAE) on campus IV – Mamanguape\Rio Tinto da Federal University of Paraíba, the curricular references of the BNC - Formation were consulted as it is an official document that guides the initial teacher formation. As a theoretical contribution, writings by Carmo, Imbernón, Olegário, Perrenoud, among other authors, were used. The results revealed that the PPCs of the UFPB Pedagogy courses are not in line with the BNC - Training proposals. However, it is concluded that, although the PPCs do not present much information regarding the education of the pedagogue for the use of technologies, the proposals presented in the course plans of the curricular components contemplate what the guiding references provide for and that they account for the development of skills and abilities to be developed by the pedagogue for technology-mediated education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-19T13:42:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSP12012023.pdf: 2620778 bytes, checksum: ef8785eefc76cfd7fc250211ab485e76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T13:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSP12012023.pdf: 2620778 bytes, checksum: ef8785eefc76cfd7fc250211ab485e76 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleFormação docente para a educação mediada por tecnologias nos cursos de Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Alexandre Macedo-
dc.description.resumoO uso de tecnologia aplicada à educação é uma realidade. No entanto, a pandemia de COVID -19 explicitou, a necessidade de refletir acerca da formação inicial docente para utilização da tecnologia aplicada à educação. Assim, tem-se por objetivo analisar como se configura a formação inicial do pedagogo para a educação mediada por tecnologias na Universidade Federal da Paraíba, a partir da análise dos Projetos Políticos dos Cursos e dos planos de curso dos componentes curriculares dos cursos de Pedagogia da UFPB. Realizou-se uma pesquisa documental de cunho qualitativo, de caráter exploratório nos sites oficiais da UFPB, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - UFPB, Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e as páginas online dos centros acadêmicos da UFPB, Centro de Educação (CE) do campus I – João Pessoa, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) do campus III – Bananeiras e Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) do campus IV – Mamanguape\Rio Tinto da Universidade Federal da Paraíba, consultou-se ainda os referenciais curriculares da BNC - Formação por ser um documento oficial que norteia a formação inicial docente. Utilizou-se como aporte teórico escritos de Carmo, Imbernón, Olegário, Perrenoud, entre outros autores. Os resultados revelaram que os PPCs dos cursos de Pedagogia da UFPB não estão em consonância com as propostas da BNC - Formação. No entanto, conclui-se que, embora os PPCs não apresentem muitas informações quanto a formação do pedagogo para uso das tecnologias, as propostas apresentadas nos planos de curso dos componentes curriculares contemplam o que prevê os referenciais norteadores e que as mesmas dão conta do desenvolvimento de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo pedagogo para a educação mediada por tecnologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSP12012023.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons