Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25768
Tipo: | TCC |
Título: | Cenário do ensino remoto brasileiro da modalidade educação especial |
Autor(es): | Oliveira, Karina Souza de |
Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
Resumo: | As escolas, durante a pandemia da Covid-19, precisaram se inovar, trazendo estratégias para que a educação não fosse interrompida. Uma dessas estratégias adotadas foi o ensino remoto, entretanto, há a reflexão se os alunos público-alvo da Educação Especial participaram e foram incluídos nessas estratégias. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo descrever os resultados de pesquisas a respeito da modalidade de Educação Especial no Ensino Remoto publicados em artigos científicos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Para a busca dos artigos científicos, foi utilizado o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiore as palavras-chaves educação especial e ensino remoto. Após a busca, foram identificados 24 artigos científicos, no entanto, após a leitura de todos ostítulos, foi evidenciado que apenas cinco artigos tratavam acerca do tema desta pesquisa. Assim, os cinco artigos foram lidos integralmente, determinadas informações foram detalhadas em um quadro e os resultados das pesquisas científicas foram descritos. Neste estudo, refletiu-se sobre as novas possibilidades apresentadas pelas escolas com ferramentas pedagógicas e a aplicabilidade das tecnologias na Educação Especial em uma perspectiva inclusiva no cenário do ensino remoto. Contudo, observou-se, por meio dos resultados das pesquisas, que a desigualdade com o ensino remoto para os alunos público-alvo da Educação Especial foi intensificada, mas também foram criadas uma maior colaboração entre a família e a escola para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | Schools, during the Covid-19 pandemic, needed to innovate, bringing strategies so that education was not interrupted. One of these strategies adopted was remote teaching, however, there is a reflection on whether the target audience of Special Education students participated and were included in these strategies. Thus, this course completion work aimed to describe the results of research on the modality of Special Education in Remote Teaching published in scientific articles. Bibliographic research was carried out, with a qualitative approach, with a descriptive nature. For the search for scientific articles, the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and the keywords special education and remote teaching were used. After the search, 24 scientific articles were identified, however, after reading all the titles, it was evidenced that only five articles dealt with the theme of this research. Thus, the five articles were read in full, certain information was detailed in a table and the results of scientific research were described. This study reflected on the new possibilities presented by the school with pedagogical tools and the applicability of technologies in Special Education from an inclusive perspective in the remote teaching scenario. However, it was observed, through the results of the research, that the inequality with remote teaching for the target audience of Special Education students was intensified, but a greater collaboration between the family and the school was also created for the development of processes of student learning. |
Palavras-chave: | Educação especial Ensino remoto Tecnologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25768 |
Data do documento: | Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KSO13012023.pdf | 397,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons