Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Lucas Batista dos-
dc.date.accessioned2023-01-19T14:13:05Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-01-19T14:13:05Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25773-
dc.description.abstractThis research aimed to verify how the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) in Brazil has been addressed, from the thesis and dissertations published by Postgraduate Programs in Education, during its implementation in the national territory. It is characterized as a qualitative study, of bibliographic study that resorted to textual analysis - from the software Iramuteq with the use of techniques: lexicographic statistics, similarity analysis, word cloud and descending hierarchical classification - content analysis and approach of Metasearch to understand what the main themes, challenges, and contexts of the program in public education. Forty-two papers were in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD) - Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations - according to inclusion and exclusion criteria, search filters and use of Boolean operators to map the productions. The literature review proposed to substantiate and understand: the relationship between economy, education, and national development; the legal bases of funding in Brazil; the funds policy and the creation of PDDE as a measure of resource decentralization. The results pointed to a vision of the programme centred on a trinity characterised by five interrelated categories. Moreover, the thesis and dissertations signalled that the neoliberal principles and technical-operative procedures, prevented the expansion of autonomy and democratic management in school environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-19T14:13:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLBS13012023.pdf: 1128143 bytes, checksum: 0245de0680ade6c93cf2f25abfe8467f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T14:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLBS13012023.pdf: 1128143 bytes, checksum: 0245de0680ade6c93cf2f25abfe8467f (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escolapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.titleProdução científica sobre o programa dinheiro direto na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Prestes, Emília Maria da Trindade-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo verificar como vem sendo abordado o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a partir das teses e dissertações publicadas pelos Programas de Pós-graduação em Educação, durante sua implementação em território nacional. Caracteriza-se enquanto estudo qualitativo, de procedimento bibliográfico que se recorreu à análise textual - a partir do software Iramuteq com o uso das técnicas: estatística lexicográfica, análise de similitude, nuvem de palavras e classificação hierárquica descendente - Análise de conteúdo e enfoque da Metapesquisa para compreender quais os principais temas, desafios e contextos do programa na educação pública. Foram localizados 42 trabalhos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), segundo critérios de inclusão e exclusão, filtros de busca e uso de operadores booleanos como forma de mapear as produções. A revisão da literatura se propôs a fundamentar e compreender: a relação entre economia, educação e desenvolvimento nacional; as bases legais do financiamento no Brasil; a política de fundos e a criação do PDDE como medida de descentralização de recursos. Os resultados apontaram para uma visão do programa centrada numa tríade que se caracterizam através de cinco categorias interrelacionadas. Além disso, as teses e dissertações sinalizaram que os princípios neoliberais e procedimentos técnico-operativos, impediram a ampliação da autonomia e gestão democrática nos ambientes escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLBS13012023.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons