Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25778
Tipo: TCC
Título: Evasão discente em cursos de licenciatura da UFPB
Autor(es): Araújo, Jéssica Costa de
Primeiro Orientador: Farias, Danielle Cristine Camelo
Resumo: A evasão no ensino superior tem se apresentado de forma preocupante na educação, se configurando como parte integrante do fracasso. A presente pesquisa teve como objetivo geral, analisar as causas que vêm contribuindo para evasão em cursos presencias de licenciaturas na UFPB. E teve como objetivos específicos os seguintes: Construir um cenário histórico de cursos da UFPB; analisar especificidades dos cursos de licenciatura, enquanto cursos de formação docente; identificar motivos acadêmicos e pessoais que justificaram a evasão de estudantes de cursos de licenciatura. Configura-se como desdobramento da participação no Programa Institucional de Bolsas e Iniciação Científica (PIBIC), intitulado “Evasão de Jovens e adultos no ensino superior: Contribuições ao debate e aplicações”. Optou-se pela pesquisa qualitativa com metodologia exploratória, no intuito de compreender a realidade de alunos evadidos, estudando suas particularidades e experiências individuais através da análise de conteúdo das respostas das entrevistas. A análise foi feita a partir das respostas de estudantes evadidos de cursos de licenciaturas da UFPB. Foram sete pessoas, na faixa etária entre 17 e 25 anos, três do gênero feminino e quatro do gênero masculino, que estudavam entre os turnos da manhã e da tarde. A pesquisa revelou que autores encontraram causas de evasão por fatores econômicos, pessoais e acadêmicos, no entanto, os resultados das entrevistas mostrou com unanimidade a influência dos motivos pessoais como fator determinante para a evasão.
Abstract: The Evasion in higher education has been a worrying feature of education, forming na integral part of failure. The presente research had as general objective, to analyse the causes that have been contributing to evasion in undergraduate courses at UFPB. And its specifiic objetives were: to constructo a historical scenario of UFPB courses; to analyze the specifics of undergraduate courses, as teacher training courses; to identify academic and personal reasons that justified the students’ avoidance of undergraduate courses. It is a result os participation in the Institucional Program scholarships and scientific Initiations (PIBIC), entitled “Evasion of Young People ans adults in Higher Education: Contributions to debate and applications”. Qualitative research with exploratory methodology was chosen in order to understand the reality of escaped students, studyingtheir particularities and individual experiences throu the analysis of the content of the inteciew responses. The analysis was done starting from the responses of students who had evade from undergraduate courses at UFPB. There were seven people, aged between 17 and 25 years, there of the female gender and four of the male gender, who were sdudying between the morning and afternoon shifts. The research revealed that authors found causes of evasion by economic, personal ans academic factors, however, the results of the interviews unanimously showed the influence of personal motives as a determining factor for evasion.
Palavras-chave: Evasão escolar
Ensino superior
Licenciatura - UFPB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25778
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCA13012023.pdf589,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons