Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aline Laís Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-01-20T12:29:26Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-01-20T12:29:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25839-
dc.description.abstractPaulo Freire's pedagogical thinking is recorded in his writings, before, during and after his exile resulting from the military dictatorship (1964-1985). His contributions to the field of education are unequivocal, as asserted by Scocuglia (2003), Brandão (2006), Beisiegel (2008), among others. In this sense, we aim to analyze the contributions of the concept of authority in the book Pedagogy of Autonomy: necessary knowledge for educational practice (1997) for the field of educational management. Theoretically, we are based on Vitor Paro (1996) and Heloisa Luck (2009), with the purpose of reflecting on important concepts of educational management. From the methodological point of view, we constructed a bibliographical research, with an exploratory, selective, interpretative and qualitative character, according to Godoy (1995) that dialogues with documentary research by understanding its innovative character and its possibility of bringing important contributions to the study of the themes. Due to the general objective, the theoretical framework and the methodology used, data analysis suggests that the understanding of the concept of authority, based on Freire's (1997) readings, is deeply related to the ideas of freedom and respect for student autonomy within of the pedagogical space. Therefore, Freire builds a reflection that allows us to understand the concept of authority as a founding element for democratic management and for ethical and politically engaged pedagogical thinking/doing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-20T12:29:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALFL13012023.pdf: 900332 bytes, checksum: f8216ed04abf7e3d8895f2d5524d9888 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-20T12:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALFL13012023.pdf: 900332 bytes, checksum: f8216ed04abf7e3d8895f2d5524d9888 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia da autonomiapt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.titleContribuições do pensamento de Paulo Freire para o campo da Gestão Educacional: uma análise sobre o conceito de autoridadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoO pensamento pedagógico de Paulo Freire está registrado em seus escritos, antes, durante e após seu exílio decorrente da ditadura militar (1964-1985). Suas contribuições para o campo da educação são inequívocas, conforme asseveram Scocuglia (2003), Brandão (2006), Beisiegel (2008), entre outros. Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições do conceito de autoridade no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997) para o campo da gestão educacional. Teoricamente, nos embasamos em Vitor Paro (1996) e Heloisa Luck (2009), com o propósito de refletirmos sobre importantes conceitos da gestão educacional. Do ponto de vista metodológico, construímos uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, seletivo, interpretativo e qualitativo, conforme Godoy (1995) que dialoga com a pesquisa documental por compreender seu caráter inovador e sua possibilidade em trazer contribuições importantes para o estudo dos temas. Em função do objetivo geral, do referencial teórico e da metodologia utilizada, a análise dos dados sugere que a compreensão do conceito de autoridade, a partir das leituras de Freire (1997), está profundamente relacionada às ideias de liberdade e respeito à autonomia discente dentro do espaço pedagógico. Portanto, Freire constrói uma reflexão que nos permite compreender o conceito de autoridade como um elemento fundante para a gestão democrática e para um pensar/fazer pedagógico ético e politicamente engajado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFL13012023.pdf879,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons