Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25839
Tipo: TCC
Título: Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o campo da Gestão Educacional: uma análise sobre o conceito de autoridade
Autor(es): Lima, Aline Laís Ferreira de
Primeiro Orientador: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Resumo: O pensamento pedagógico de Paulo Freire está registrado em seus escritos, antes, durante e após seu exílio decorrente da ditadura militar (1964-1985). Suas contribuições para o campo da educação são inequívocas, conforme asseveram Scocuglia (2003), Brandão (2006), Beisiegel (2008), entre outros. Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições do conceito de autoridade no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997) para o campo da gestão educacional. Teoricamente, nos embasamos em Vitor Paro (1996) e Heloisa Luck (2009), com o propósito de refletirmos sobre importantes conceitos da gestão educacional. Do ponto de vista metodológico, construímos uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, seletivo, interpretativo e qualitativo, conforme Godoy (1995) que dialoga com a pesquisa documental por compreender seu caráter inovador e sua possibilidade em trazer contribuições importantes para o estudo dos temas. Em função do objetivo geral, do referencial teórico e da metodologia utilizada, a análise dos dados sugere que a compreensão do conceito de autoridade, a partir das leituras de Freire (1997), está profundamente relacionada às ideias de liberdade e respeito à autonomia discente dentro do espaço pedagógico. Portanto, Freire constrói uma reflexão que nos permite compreender o conceito de autoridade como um elemento fundante para a gestão democrática e para um pensar/fazer pedagógico ético e politicamente engajado.
Abstract: Paulo Freire's pedagogical thinking is recorded in his writings, before, during and after his exile resulting from the military dictatorship (1964-1985). His contributions to the field of education are unequivocal, as asserted by Scocuglia (2003), Brandão (2006), Beisiegel (2008), among others. In this sense, we aim to analyze the contributions of the concept of authority in the book Pedagogy of Autonomy: necessary knowledge for educational practice (1997) for the field of educational management. Theoretically, we are based on Vitor Paro (1996) and Heloisa Luck (2009), with the purpose of reflecting on important concepts of educational management. From the methodological point of view, we constructed a bibliographical research, with an exploratory, selective, interpretative and qualitative character, according to Godoy (1995) that dialogues with documentary research by understanding its innovative character and its possibility of bringing important contributions to the study of the themes. Due to the general objective, the theoretical framework and the methodology used, data analysis suggests that the understanding of the concept of authority, based on Freire's (1997) readings, is deeply related to the ideas of freedom and respect for student autonomy within of the pedagogical space. Therefore, Freire builds a reflection that allows us to understand the concept of authority as a founding element for democratic management and for ethical and politically engaged pedagogical thinking/doing.
Palavras-chave: Pedagogia da autonomia
Autoridade
Gestão educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25839
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFL13012023.pdf879,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons