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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25850
Tipo: TCC
Título: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E ENSINO: reflexões sobre a linguagem neutra no cenário educacional
Autor(es): ARRUDA, ARABELLA ALSKLING DE
Primeiro Orientador: Mello, Fernanda Rosário de
Resumo: Por meio de uma análise descritiva e exploratória dos aspectos sociolinguísticos voltados para a adoção da linguagem neutra na comunidade escolar, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a legitimidade dessa reivindicação, e seus desdobramentos na Educação Básica, considerando fatores, tais quais a avaliação do corpo social e os modelos propostos, até o momento, para a sua prática. Para tanto, foi feita a análise - tendo em vista conceitos da Sociolinguística, sobretudo em Faraco (2021) e Bagno (2007) e estudos sobre linguagem neutra BARBOSA FILHO; OTHERO, 2022) - dos quarenta primeiros posicionamentos inseridos nos comentários de uma reportagem publicada no Facebook, em 2022, sobre linguagem neutra e ensino a fim de se examinar os aspectos que influenciam na disposição da população em refletir sobre a adoção da linguagem neutra e assim, também, os pontos que apontam para a necessidade dessa medida de inclusão educacional. Os principais resultados alcançados apontam para um imaginário social de língua como entidade suprema, inflexível, invariável, sinônimo exclusivo de norma-padrão. A diversidade é vista, para a maioria das pessoas, como algo que deve ser combatido, já que traz à língua instabilidade e uma consequente degeneração. Relativamente ao cenário educacional, detectamos a dificuldade em inserir a temática da diversidade, sob os estudos da linguagem neutra, na escola de Educação Básica, mesmo que seja essa a orientação dos documentos oficiais (BRASIL, 2017), dada a grande barreira que se estabelece nos diversos segmentos sociais relacionada ao tema.
Abstract: Through a descriptive and exploratory analysis of the sociolinguistic aspects aimed at the adoption of neutral language in the school community, the present work proposes a reflection on the legitimacy of this claim, and its consequences in basic education, considering factors such as the evaluation of the body and the models proposed, so far, for its practice. To this end, the analysis was carried out - considering the concepts of sociolinguistics in Faraco (2021) and Filho et. Al (2022) - of the first forty positions inserted in the comments of a report published on Facebook, in 2022, in order to examine the aspects that influence the population's willingness to reflect on the adoption of neutral language and thus, also, the points that point to the need for this measure of educational inclusion.
Palavras-chave: Linguagem neutra; Sociolinguística; Educação; Norma-padrão; inclusão.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25850
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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