Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2586| Tipo: | TCC |
| Título: | Conteúdos éticos na educação de jovens e adultos: investigação na prática da leitura e escrita na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Abreu e Lima em Cabedelo-PB |
| Autor(es): | Almeida, Joédna Patricia Santana de Lima |
| Primeiro Orientador: | Palhano, Tânia Rodrigues |
| Resumo: | Este trabalho de base pedagógica tem sua relevância no sistema educacional, uma vez que auxilia de forma direta a aprendizagem do aluno, em especial no módulo da EJA. Nesse contexto, o referido trabalho tem como premissa informações da modalidade de Ensino para Jovens e Adultos, o objetivo deste trabalho é entender o ensino direcionado à leitura e escrita com jovens e adultos a fim de se identificar conteúdos éticos em propostas pedagógicas de uma turma de EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Abreu e Lima na cidade de Cabedelo-PB. O trabalho é composto de três capítulos: o primeiro capítulo onde aponto da onde partiu a minha inquietação para o trabalho, o segundo fala um pouco da história da EJA, o terceiro se detém na concepção da ética, e o quarto e último como foi realizado as observações para montagem desse trabalho. Para isso, empregou-se a metodologia da pesquisa documental interpretativa em uma abordagem qualitativa e quantitativa, visando à análise dos dados. O corpus é composto de questionários, aplicados aos docentes de uma escola de Cabedelo–PB. Para fundamentação teórica, utilizamos Aranha (2001), Freire (1991), Ferreiro (2007), entre outros. Os resultados obtidos apontam, de modo geral, para um quadro em que se constata com os projetos que surgem que esse tipo de ensino diferenciado proposto pela EJA é algo benéfico e que, não somente os estudantes, mas também toda a sociedade, porque no momento que existe o maior número de pessoas alfabetizadas, existe mais opções de empregos, diminuindo assim o número de desempregados, e ao mesmo tempo trazendo para dentro de setores de trabalho, mão de obra qualificada, capaz de trabalhar ocupando diversos cargos, simplesmente pelo fato de já saber ler |
| Abstract: | This pedagogical work has its relevance in the educational system, since it directly assists student learning, especially in the EJA module. In this context, this work is premised on the teaching of youth and adults, the objective of this work is to understand the teaching directed to reading and writing with young people and adults in order to identify ethical content in pedagogical proposals of a group of EJA of the State School of Primary and Secondary Education Abreu e Lima in the city of Cabedelo-PB. The work is composed of three chapters: the first chapter where I point out where my unease for work started, the second tells a bit about the history of EJA, the third one dwells on the conception of ethics, and the fourth and last one as it was done The observations to assemble this work. For this, the methodology of interpretive documentary research was used in a qualitative and quantitative approach, aiming at the data analysis. The corpus is composed of questionnaires, applied to the teachers of a school in Cabedelo-PB. For theoretical reasons, we use Aranha (2001), Freire (1991), Ferreiro (2007), among others. The results obtained indicate, in a general way, a framework in which it is verified with the projects that arise that this type of differentiated education Proposed by the EJA is beneficial and that not only the students, but also the whole society, because at the moment that there is the largest number of literate people, there are more job options, thus reducing the number of unemployed, and at the same time bringing Into labor sectors, skilled labor, able to work in various positions, simply because they already know how to read. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Leitura - escrita Ética |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2586 |
| Data do documento: | 9-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JPSLA20062017.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
