Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25867
Tipo: TCC
Título: A formação de professores leitores no curso de Letras português na perspectiva autobiográfica
Autor(es): NASCIMENTO, REBECA GUEDES DO
Primeiro Orientador: Farias, Alyere Silva
Resumo: O ponto de partida deste trabalho é a reflexão sobre meu percurso enquanto professora em formação no curso de Licenciatura em Letras na Universidade Federal da Paraíba – Campus I. Assim, a discussão sobre a formação do leitor é o foco deste trabalho, desde a reflexão sobre o que é a leitura, no primeiro capítulo, aos embates com os documentos oficiais no segundo capítulo e terminando por apresentar uma reflexão autobiográfica no terceiro capítulo, mas sobretudo é resultado da reflexão sobre o ensino de literatura nos cursos de Letras e nos documentos oficiais, a partir da metodologia da autobiografia, a partir da qual foi possível destacar elementos de análise que marcaram minha experiência formativa na universidade pública. Ao nos debruçarmos sobre essa problemática, levantamos questionamentos a respeito da constituição do professor de literatura, esclarecemos e refletimos a respeito das concepções teóricas e metodológicas que embasam as documentações oficiais, com o intuito de promover em nossa prática as mudanças provocadas por tais orientações legais. Este trabalho registra a minha via, ou caminho enquanto estudante do curso de Letras, e se constitui como um breve relato reflexivo (ROUXEL, 2013) sobre as minhas experiências de leitura durante a constituição docente.
Abstract: The starting point of this work is the reflection on my journey as a teacher in training in the Degree in Letters at the Federal University of Paraíba - Campus I. Thus, the discussion on the formation of the reader is the focus of this work, from the reflection on what is reading, in the first chapter, to clashes with official documents in the second chapter and ending by presenting an autobiographical reflection in the third chapter, but above all it is the result of reflection on the teaching of literature in Literature courses and in official documents, based on the methodology of autobiography, from which it was possible to highlight elements of analysis that marked my formative experience at the public university. As we address this issue, we raise questions about the constitution of the literature teacher, clarify and reflect on the theoretical and methodological concepts that underlie the official documentation, with the aim of promoting in our practice the changes caused by such legal guidelines. This work registers my path, or path as a student of the Languages course, and constitutes a brief reflective account (ROUXEL, 2013) about my reading experiences during the teaching constitution.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Autobiografia de leitor. Professorleitor.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25867
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.