Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25872
Tipo: TCC
Título: Contribuições do PIBID e do PRP na percepção dos egressos para a sua formação docente
Autor(es): Sousa, Jaislan Ferreira de
Primeiro Orientador: Lima Júnior, Claudio Gabriel
Resumo: O presente trabalho buscou identificar as possíveis contribuições e relações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na percepção dos egressos para a sua formação inicial no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário online por meio do google forms, com o intuito de registrar as opiniões dos discentes e após análise inferir as concepções dos discentes sobre os saberes docentes necessários ao professor e as contribuições do PIBID e PRP na construção dos seus saberes docentes. Colaboraram com a pesquisa respondendo o questionário cinco licencia(n)dos que participaram de ambos os projetos de formação docente. Na análise dos resultados foi evidenciado como principais contribuições do PIBID e do PRP o contato com a realidade escolar, o uso de novas metodologias de ensino, troca de conhecimentos com outros professores, ministrar e realizar aulas práticas, dentre outras. Com relação aos saberes docentes os licenciandos reconhecem que por meio dos programas foi possível desenvolver os destacados por Tardif, que são os saberes profissionais, os saberes disciplinares, os saberes curriculares e os saberes experienciais. O que foi possível por meio da imersão dos discentes no ambiente escolar possibilitando desta maneira aos licenciandos a articulação entre teoria e a prática.
Abstract: The present work sought to identify the possible contributions and relationships of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) in the perception of graduates for their initial training in the Bachelor's Degree in Chemistry at the University Federal of Paraíba. For data collection, an online questionnaire was applied through google forms, in order to record the students' opinions and after analysis (method) infer the students' conceptions about the teaching knowledge necessary for the teacher and the contributions of PIBID and PRP in the construction of their teaching knowledge . Five subjects who participated in both teacher training projects collaborated with the survey by answering the questionnaire. In the analysis of the results, the contact with the school reality, the use of new teaching methodologies, exchange of knowledge with other teachers, teaching and carrying out practical classes, among others, were highlighted as the main contributions of PIBID and PRP. With regard to teaching knowledge, undergraduates recognize that through the programs it was possible to develop those highlighted by Tardif, which are professional knowledge, disciplinary knowledge, curricular knowledge and experiential knowledge. What was possible through the immersion of the students in the school environment, thus enabling the students to articulate theory and practice.
Palavras-chave: PIBID
Residência pedagógica
Saberes docente
Formação docente
Pedagogical residency
Teaching knowledge
teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25872
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFS20012023.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.