Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbero, Rafaela-
dc.date.accessioned2023-01-23T12:46:45Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-01-23T12:46:45Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25901-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder, of genetic causes, that appears in childhood and often accompanies the individual throughout his life. It has been considered by educators as a worrying factor, especially in the school phase, a period in which the child initiates contact with reading and writing, and it is necessary to maintain sustained attention and concentration, so that the pedagogical objectives proposals can be achieved. The present work has the general objective of analyzing the importance of the methodologies used by teachers for the inclusion of students with ADHD in basic education, whose methodology is based on an integrative review that is a specific method, which summarizes the past of the empirical literature or theoretical, to provide a more comprehensive understanding of a particular phenomenon. In this study, the CAPES journal platform was used as a data source, using the keywords: ADHD, methodologies, school and teachers. As an inclusion criterion, we selected studies that the language was Portuguese, between the years 2014 to 2022, with 05 articles being raised. The works demonstrated how much the role of the school and the teacher can interfere in a beneficial way in the learning of students with ADHD, considering the use of specific methodologies that are capable of promoting the development of each student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-23T12:46:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RB13012023.pdf: 758822 bytes, checksum: 8c7f89e47e6601a6493248c5c974c0ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T12:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RB13012023.pdf: 758822 bytes, checksum: 8c7f89e47e6601a6493248c5c974c0ed (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectMetodologias - ensino básicopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA importância das metodologias utilizadas pelos professores para a inclusão do aluno com TDAH no ensino básico: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoO Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo por toda sua vida. Vem sendo considerado pelos educadores como um fator preocupante, principalmente na fase escolar, período em que a criança inicia seu contato com a leitura e a escrita, sendo necessário que mantenha a sua atenção e a sua concentração sustentadas, a fim de que os objetivos pedagógicos propostos possam ser alcançados. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância das metodologias utilizadas pelos professores para a inclusão do aluno com TDAH no ensino básico, cuja metodologia pauta-se em uma revisão integrativa que é um método específico, o qual resume o passado da literatura empírica ou teórica, para fornecer uma compreensão mais abrangente de um fenômeno particular. Neste estudo, utilizou-se como fonte de dados, a plataforma de periódicos da CAPES, por meio das palavras-chave: TDAH, metodologias, escola e professores. Como critério de inclusão, selecionamos estudos para que o idioma fosse de língua portuguesa, entre os anos de 2014 a 2022, sendo levantados 05 artigos. Os trabalhos demonstraram o quanto o papel da escola e do professor pode interferir de forma benéfica na aprendizagem do aluno com TDAH, tendo em vista o uso de metodologias específicas que sejam capazes de promover o desenvolvimento de cada aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RB13012023.pdf741,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons