Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Janielly de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:50:21Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-01-23T13:50:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25904-
dc.description.abstractSchool management, throughout history, has undergone some transformations, its practices and concepts have been re-signified so that its normative and administrative concepts also encompass more humane, more democratic and more participatory political-pedagogical attitudes at all school levels. This work aims to analyze the perspective of democratic management of pedagogical management at Creche Helena Pessoa Ribeiro Coutinho. This work seeks to dialogue with Luck (1997, 2009), Pires and Gonçalves (2019) on educational management and with Finco, Gobbi and Faria (2015) on early childhood education. We consulted the Education Guidelines and Bases Law - LDB 9.394/1996, the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the 1988 Federal Constitution and the Statute of Children and Adolescents - ECA to better understand the role of early childhood education in guaranteeing the right of children to education. The research has a qualitative approach that occurred through a case study (GODOY, 1995), where data were collected through a semi-structured interview and (MANZINE, 2004) carried out with the manager of the Creche Helena Pessoa Ribeiro Coutinho, located in municipality of Cruz do Espírito Santo. In view of the data analysis, the manager understands the child as a subject of rights, taking into account their integral development, working with the pedagogical dynamics that occur in the classroom in order to improve the children's teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-23T13:50:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JOP23012023.pdf: 451994 bytes, checksum: e1d45f091f22adae683059b9d2f2041a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T13:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JOP23012023.pdf: 451994 bytes, checksum: e1d45f091f22adae683059b9d2f2041a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA função pedagógica da gestão escolar na educação infantil: o caso da creche Helena Pessoa Ribeiro Coutinhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoA gestão escolar, ao longo da história, passou por algumas transformações, suas práticas e concepções foram ressignificadas para que seus conceitos normativos e administrativos abrangessem também atitudes político-pedagógicas mais humanas, mais democráticas e mais participativas em todos os níveis escolares. Este trabalho tem como objetivo analisar sob a ótica da gestão democrática a gestão pedagógica na Creche Helena Pessoa Ribeiro Coutinho. Este trabalho busca dialogar com Luck (1997, 2009), Pires e Gonçalves (2019) sobre a gestão educacional e com Finco, Gobbi e Faria (2015), sobre educação infantil. Consultamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/ 1996, as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA para melhor compreender o papel da educação infantil na garantia do direito de crianças à educação. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa que ocorreu através de um estudo de caso (GODOY, 1995), onde os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e (MANZINE, 2004) realizada com a gestora da Creche Helena Pessoa Ribeiro Coutinho, localizada no município de Cruz do Espírito Santo. Diante da análise dos dados, a gestora compreende a criança como sujeito de direitos levando em consideração o seu desenvolvimento integral, trabalha acompanhando as dinâmicas pedagógicas que ocorrem em sala de aula de forma a melhorar o processo de ensino- aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOP23012023.pdf441,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons