Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2591
Tipo: TCC
Título: Utilização de momentos pedagógicos para a compreensão das novas alternativas energéticas
Autor(es): Costa, João Batista de Sousa
Primeiro Orientador: Weber, Karen Cacilda
referee1 : Lima Júnior, Claúdio Gabriel
referee2: Saldanha, Teresa Cristina Bezzera
Resumo: Quando refletimos sobre o ensino de química nas escolas, percebemos que os alunos têm dificuldade em compreender a presença da química em seu cotidiano. Para torná-la mais acessível é necessário empregar, temas presentes no cotidiano dos educandos e que sejam de grande relevância para a sociedade atual, como é o caso da substituição de combustíveis fósseis por alternativas menos danosas ao meio ambiente. A utilização de combustíveis fósseis é muito difundida no mundo, mas devido ao possível esgotamento dessa fonte energética, a busca por novas alternativas de combustíveis se encontra mais acelerada a cada ano. Esta temática foi abordada devido ao desinteresse dos educandos em aprender ciências, então verificou-se a necessidade de aproximar os conceitos científicos com os conhecimentos adquiridos pelos educandos ao longo de sua vida. Assim, o presente trabalho propõe uma estratégia de construção do conhecimento relacionado à temática das energias alternativas, baseada na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e contribuição de outros autores (2011).
Abstract: When we reflect on the chemistry teaching at schools, we realize that students have difficulty understanding the presence of the chemical in their daily lives. To make it more accessible is necessary to employ, Themes present in the daily lives of learners and which are of great relevance to today's society, such as the replacement of fossil fuels with alternative less damaging to the environment. The use of fossil fuels is widespread in the world, but due to possible depletion of this energy source, the search for new alternative fuels is faster each year. This theme is addressed due to lack of interest of students in learning science, then there was the need to bring scientific concepts with the knowledge acquired by students throughout his life. Thus, this paper proposes a construction strategy related to the thematic knowledge of alternative energies, based on the approach of the Three Pedagogic Moments Delizoicov and contribution of other authors (2011).
Palavras-chave: Ensino de química
Combustíveis fosséis
Fontes de energia
Chemistry teaching
Fossil fuels
Energy sources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2591
Data do documento: 23-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBSC16102017.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons