Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25910
Tipo: TCC
Título: Cineclube e leitura: a implementação da Lei 13.006/2014 no Projeto Lá Li Gibi
Autor(es): Vasconcelos, Giovanna Costa de
Primeiro Orientador: Rosas, Judy Mauria Gueiros
Resumo: Este trabalho resulta do interesse em problematizar à leitura e os fatores que envolvem a formação de pessoas leitoras no Brasil. Isto posto, discorremos sobre as políticas de alfabetização desde o início do século XX até os dias atuais e questionamos o porquê de, mesmo após um século de tentativas de universalização da educação escolar no país, continuamos a viver sob a sombra de elevados índices de analfabetismo. Entendemos que a biblioteca é um instrumento mediador de situações de leitura e apresentamos indicadores que constatam à pouca frequência das pessoas a este equipamento. Daí questionamos: como aproximar as pessoas das bibliotecas? Reagimos através da tentativa de desconstruir o ideário de que a biblioteca se limita ao seu espaço físico e exerce o papel de depósito de livros. Para tanto, destacamos a itinerância da Biblioteca Popular Riacho do Navio (BPRN) e sua tentativa de estar nos lugares ocupados por pessoas não leitoras. Associamos o despertar do gosto pela leitura às expressões artísticas como a literatura (6ª arte), o cinema (7º arte) e as Histórias em Quadrinhos (9ª arte), prognóstico que embasou a criação do projeto Lá Li Gibi. Diante das questões elencadas, problematizamos sobre a importância do cinema na escola (por meio da ação cineclubista) e a implementação da lei 13.006/2014 neste projeto. Tal lei orienta que escolas de educação básica de todo o país exibam, no mínimo, duas horas/mensais de filmes brasileiros. Entendemos, assim, que o acesso das maiorias populares à produção artístico-cultural brasileira por meio das propostas pedagógicas escolares fomenta a compreensão crítica da alfabetização, da leitura e da biblioteca, provocando, assim, a compreensão da realidade. Para tanto, o nosso objetivo geral é situar o problema da incipiência da leitura no Brasil. Especificamente objetivamos: I- Compreender os limites do processo do desenvolvimento do hábito da leitura no Brasil e o alcance das bibliotecas; II- Relacionar o alcance da ação cineclubista para a formação dos sujeitos leitores. Nossa pesquisa se baseou na perspectiva dialética Marxiana, em que os fenômenos da sociedade são transformados pelas ações dos homens e, portanto, somente eles, conscientizados, podem atuar para a superação das desigualdades sociais instauradas.
Abstract: This work results from the interest in problematizing reading and the factors that involve the formation of readers in Brazil. That said, we discuss literacy policies from the beginning of the 20th century to the present day and we question why, even after a century of attempts to universalize school education in the country, we continue to live under the shadow of high illiteracy rates. We understand that the library is a mediator of reading situations and we present indicators that show that people are not very frequent with this equipment. Hence we asked: how to approach people from libraries? We react through the attempt to deconstruct the idea that the library is limited to its physical space and plays the role of depositing books. For that, we highlight the itinerary of the Popular Library Riacho do Navio (BPRN) and its attempt to be in the places occupied by non-readers. We associate the awakening of the taste for reading with artistic expressions such as literature (6th art), cinema (7th art) and Comics (9th art), a prognosis that supported the creation of the Lá Li Gibi project. Faced with the issues listed, we discussed the importance of cinema in school (through the action of the film) and the implementation of law 13.006 / 2014 in this project. This law directs schools of basic education throughout the country to exhibit at least two hours / month of Brazilian films. Thus, we understand that the access of popular majorities to Brazilian artistic and cultural production through school pedagogical proposals fosters the critical understanding of literacy, reading and the library, thus provoking an understanding of reality. Therefore, our general objective is to situate the problem of reading incipience in Brazil. Specifically we aim to: I- Understand the limits of the process of developing the habit of reading in Brazil and the reach of libraries; II - To relate the scope of the action filmmaker for the training of the subjects readers. Our reflection was based on the Marxian dialectical perspective, in which the phenomena of society are transformed by the actions of men and, therefore, only they, conscious, can act to overcome the established social inequalities.
Palavras-chave: Cineclube
Leitura
Biblioteca
Formação de leitor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25910
Data do documento: 15-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCV23012023.pdf30,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons