Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25913
Tipo: TCC
Título: Professoras alfabetizadoras no ciclo de alfabetização: histórias, saberes e fazeres
Autor(es): Lima, Gleyce Alves de Oliveira
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal, analisar, como três professoras alfabetizadoras que atuaram/atuam em épocas distintas, desenvolveram e ainda desenvolvem suas práticas pedagógicas em turmas que compõem o ciclo de alfabetização. Compondo o cenário dessa pesquisa também dispomos dos objetivos específicos, que buscaram identificar e analisar a concepção de alfabetização que professoras alfabetizadoras possuem ao trabalhar no ciclo de alfabetização; identificar como professoras de diferentes épocas constituíram a sua história e práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização; identificar quais dificuldades enfrentadas por professoras alfabetizadoras de diferentes épocas no que diz respeito a sua prática pedagógica; e, analisar qual/quais prática(s) desenvolvida(s) em sala de aula, consideram exitosa (s) no que diz respeito à alfabetização e letramento. O caminho metodológico se deu por meio da abordagem qualitativa, utilizando-se a entrevista de forma remota, como instrumento para a realização da mesma. Em se tratando do aporte teórico, houve contribuições, principalmente, de Soares (2020, 2021), no que diz respeito à alfabetização e ao letramento; Pereira (2020, 2021) com relação a adoção de estratégias para alfabetizar e ao ambiente alfabetizador; Freire (2002), sobre o papel do professor em sala de aula, Mainardes (2009), quando dialogamos acerca dos ciclos de alfabetização e Cerqueira (2006), ao refletirmos a respeito da importância da escuta atenta para com os alunos. Entrevistamos três professoras, e por meio das entrevistas narrativas, podemos constatar que uma das professoras entrevistadas, pelo fato de ter desempenhado seu ofício em uma época em que apenas o ato de ler e escrever era o suficiente, possui opiniões e embasamento teórico sobre a alfabetização e o letramento de maneira suscinta, no que se refere às várias práticas de letramento que podem ser utilizadas no decorrer da alfabetização de um indivíduo. Por outro lado, as professoras que ainda lecionam, possuem um aporte teórico mais robusto e buscam alfabetizar seus alunos dentro desse contexto de letramento. Mediante o que foi pesquisado, esperamos contribuir para que as professoras que tenham acesso ao presente trabalho, visualizem o quão importante é ouvir seus alunos, utilizar estratégias lúdicas na ministração de suas aulas e investir em suas formações como educadoras. E além disso, aprofundar os estudos acerca desta temática.
Abstract: The main objective of this research was to analyze how three literacy teachers who acted/act at different times, developed and still develop their pedagogical practices in classes that make up the literacy cycle. Composing the scenario of this research, we also have specific objectives, which sought to identify and analyze the conception of literacy that literacy teachers have when working in the literacy cycle; to identify how teachers from different times constituted their history and pedagogical practices in the literacy cycle; identify which difficulties faced by literacy teachers from different eras with regard to their pedagogical practice; and, analyze which practice(s) developed in the classroom they consider successful in terms of literacy and literacy. The methodological path took place through a qualitative approach, using the interview remotely, as an instrument for carrying it out. When it comes to the theoretical contribution, there were contributions, mainly, by Soares (2020, 2021), with regard to literacy and literacy; Pereira (2020, 2021) regarding the adoption of literacy strategies and the literacy environment; Freire (2002), on the role of the teacher in the classroom, Mainardes (2009), when we talk about literacy cycles, and Cerqueira (2006), when we reflect on the importance of attentive listening to students. We interviewed three teachers, and through the narrative interviews, we can see that one of the interviewed teachers, due to the fact of having performed her trade in a time when only the act of reading and writing was enough, has opinions and theoretical basis on literacy and literacy in a succinct manner, with regard to the various literacy practices that can be used in the course of an individual's literacy process. On the other hand, the teachers who still teach, have a more robust theoretical support and seek to teach their students to read and write within this literacy context. Through what was researched, we hope to contribute so that the teachers who have access to this work, visualize how important it is to listen to their students, use playful strategies in teaching their classes and invest in their training as educators. And in addition, further studies on this topic.
Palavras-chave: Ciclos de alfabetização
Professoras alfabetizadoras
Alfabetização - letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25913
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAOL13012023.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons