Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25915
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces.
Título(s) alternativo(s): Heritage education and construction of identities: dialogues, dilemmas and interfaces.
Autor(es): Tolentino, Átila Bezerra
Resumo: Este artigo procura esboçar uma visão crítica sobre o processo de constituição dos patrimônios culturais e sua relação com os processos educativos que tenham como base o patrimônio cultural, sobretudo nos trabalhos que envolvem comunidades. A partir de autores que consideram o patrimônio cultural e a memória como categorias de pensamento, delineia os dilemas, conflitos e jogos de poder que envolvem a conformação de patrimônios e memórias coletivas e como esse processo deve ser considerado na perspectiva da educação patrimonial.
Abstract: The article seeks to sketch a critical view on the process of constitution of cultural heritage and its relationship with educational processes based on cultural heritage, especially in works involving communities. From authors who consider cultural heritage and memory as a category of thought, it outlines the dilemmas, conflicts and power games that involve the formation of heritage and collective memories and how this process must be considered in the perspective of heritage education.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
memória social
educação patrimonial
cultural heritage
social memory
heritage education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25915
Data do documento: Jul-2019
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
158560-Texto do artigo-367226-1-10-20190903.pdf146,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons