Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25923
Tipo: TCC
Título: Análise em anais do ENPEC/ENEQ sobre a temática de ensino híbrido com foco nos níveis do conhecimento químico
Autor(es): Silva, Rodrigo Lelis da
Primeiro Orientador: Lima Junior, Claudio Gabriel
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar nas publicações científicas se o Ensino Híbrido no ensino de Química/Ciências utiliza os níveis representacionais de Johnstone e Mahaffy. O método consiste em uma revisão integrativa da literatura dos trabalhos publicados em anais de dois eventos nacionais voltados para o Ensino de Química/Ciências, ENEQ e ENPEC. O acervo digital consultado totalizou 13.389 artigos publicados, no recorte temporal de 2011 a 2021, sendo 4.520 nos ENEQs e 8.869 nos ENPECs. Foram pré-selecionadas 18 publicações relacionadas ao tema pesquisado e, após a leitura dos títulos, palavras-chave e resumos, foram identificados 15 estudos que integraram essa revisão. A análise qualitativa dos dados foi realizada com o uso do IRAMUTEQ, por meio de uma análise de nuvem de palavras e da árvore de similitude. Em seguida, as publicações selecionadas foram lidas na íntegra. Por meio de uma abordagem qualitativa, verificou -se que a aplicação das metodologias de Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações no ensino de Química/Ciências foi positiva, entretanto os estudos analisados sobre o modelo de ensino híbrido não apresentaram relação explícita com os níveis de entendimento químico propostos por Johnstone e Mahaffy. O panorama delineado demonstra a necessidade de uma modificação no modo de ensinar e aprender Química/Ciências, considerando as demandas que se apresentam no âmbito do ensino híbrido à luz do triângulo de Johnstone e do tetraedro de Mahaffy. Este trabalho contribui para o ensino de Química/Ciências por apresentar uma revisão integrativa de literatura e utilizar metodologia e técnicas de análises robustas.
Abstract: The present work aims to investigate in scientific publications whether Blended Learning in the teaching of Chemistry/Science uses the representational levels of Johnstone and Mahaffy. The method consists of an integrative literature review of studies published in the proceedings of two national events focused on the Teaching of Chemistry/Science, ENEQ and ENPEC. The digital collection consulted totaled 13,389 published papers, in the time frame from 2011 to 2021, of which 4,520 in ENEQs and 8,869 in ENPECs. Eighteen publications related to the research topic were pre-selected and, after reading the titles, keywords and abstracts, 15 studies were identified and included in this review. The qualitative data analysis was performed using IRAMUTEQ, by means of word cloud and similarity tree analysis. The selected publications were then read in their entirety. Through a qualitative approach, it was found that the application of the Flipped Classroom and Station Rotation methodologies in the teaching of Chemistry/Science was positive, however, the studies analyzed on the hybrid teaching model showed no explicit relationship with the levels of chemical understanding proposed by Johnstone and Mahaffy. The panorama outlined demonstrates the need for a modification in the way of teaching and learning Chemistry/Science, considering the demands presented in the context of blended learning in light of Johnstone's triangle and Mahaffy's tetrahedron. This work contributes to the teaching of Chemistry/Science by presenting an integrative literature review and using robust methodology and analysis techniques.
Palavras-chave: Ensino híbrido
Modelos híbridos
Triângulo de Johnstone
Tetraedro de Mahaffy
Blended learning
Hybrid models
Johnstone's triangle
Mahaffy's tetrahedron
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25923
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLS23012023.pdf475,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.