Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25937
Tipo: | TCC |
Título: | Vivendo no mundo distópico: Mad Max e a pós-história no cinema pop |
Autor(es): | Alves, Mylena Vieira |
Primeiro Orientador: | Oliveira , Carla Mary da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve exploração das distopias na cultura pop, pelo ponto de vista da História Cultural, a partir da franquia de cinema australiana Mad Max, do diretor George Miller, que é composta por quatro filmes lançados entre 1979 e 2015. Considera-se que as distopias são alimentadas por ansiedades sociais, sendo uma forma de elaborar representações de medos reais em espaços ficcionais, e que frequentemente elas são incorporadas aos discursos sobre a realidade. O primeiro capítulo aborda questões sobre a história da distopia e suas possibilidades como fonte histórica, o segundo foca na posição de Mad Max no mercado cinematográfico e, por fim, o último capítulo discute as relações entre os filmes, seu momento histórico de produção e a ficção distópica. A pesquisa confirma que, nas últimas décadas, a distopia deixou de ser um gênero principalmente literário e de caráter militante para tornar-se parte da cultura pop e do mercado entretenimento em massa. |
Abstract: | This work aims to briefly explore the theme of dystopia in pop culture from the point of view of Cultural History, using the Australian movie franchise Mad Max, which is composed of four films, released from 1979 to 2015. We consider that dystopias are born from social anxieties, being a tool to elaborate representations of these fears in fictional spaces which are in turn incorporated to discourses about reality. The first chapter approaches the history of dystopia and its possibilities as historical sources, the second focuses the franchise’s position in the cinema market, and the last one discusses the relations between the movies, the historical moment in which they were produced and dystopian fiction. The research confirms that, in the last decades, dystopia went from a mainly militant and literary genre of fiction to become part of pop culture and mass entertainment. |
Palavras-chave: | Cultura Pop; História Cultural; Utopia. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25937 |
Data do documento: | Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Mylena - versão final (3).pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.