Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2595
metadata.dc.type: TCC
Title: A variação linguística presente no livro didático de português
metadata.dc.creator: Costa, Ânis Alves de Lira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Nos dias atuais, é de fundamental importância que se tenha a consciência de que o ensino de Português não deve ser pautado apenas na transmissão de regras gramaticais, pois os falantes que fazem uso da língua portuguesa têm uma diversidade cultural, ideológica, social e econômica que foge do controle daqueles que querem impor uma norma dita como a única correta e aceitável. O livro didático é um instrumento de suma importância quando se busca uma mudança de parâmetro, já que auxilia o docente no desenvolver de sua prática. Diante desse pressuposto, objetiva-se descrever e analisar o livro didático “Português: Literatura, Gramática e Produção Textual”, de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano (2010), voltado para o Ensino Médio, no que tange às discussões sobre uma metodologia sociolinguística de ensino de língua portuguesa. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a discussão do uso do material didático sob um viés sociolinguístico, e, consequentemente, como este pode servir de auxílio ao trabalho pedagógico do professor.
Abstract: Without abstract in english
Keywords: Ensino de língua
Variação linguística
Livro didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2595
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AALC30062016.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.