Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Stephany Francyelly Cananeas de-
dc.date.accessioned2023-01-24T13:39:36Z-
dc.date.available2023-01-16-
dc.date.available2023-01-24T13:39:36Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25956-
dc.description.abstractThe family is configured as a space for cultural formation and establishment of interrelationships, in which it becomes responsible for most of the child's learning, considering that parents are the first people with who they learn and must serve (and as an example) of a mirror to promote the child's motivation to study. It is up to the family and especially to the parents (those who have direct responsibility for their training), the responsibility of creating a link with the school by being present in the educational process of her children, guaranteeing their involvement and commitment to this process. What Evidence do national studies published between 2020 and 2022 bring about the teaching and learning path of children with ASD during remote teaching? Thus, the study aims know the teaching and learning path developed with students with ASD during remote teaching, evidenced in national studies published between 2020and 2022. Specifically, tok now pedagogical resources and strategies used during remote teaching; identify the elements that benefited the teaching and learning process of children with ASD during remote teaching; to identify the elements that hampered the teaching and learning process of children with ASD during remote teaching. Therefore, qualitative bibliographic research was carried out, using books, articles and scientific publications as sources of data collection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-24T13:39:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFCL16012023.pdf: 664862 bytes, checksum: 0166e9b65578ed4a07a2907dbebcbf03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T13:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFCL16012023.pdf: 664862 bytes, checksum: 0166e9b65578ed4a07a2907dbebcbf03 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleRelação família-escola dos alunos com TEA na educação infantil no contexto pandêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoO distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19 exigiu adaptações dos professores a uma nova realidade, na qual o ensino remoto tornou-se a alternativa mais prudente para a proteção à saúde. Diante deste contexto, este estudo buscou investigar evidências que os estudos nacionais publicados entre 2020 e 2022 trazem sobre o percurso de ensino e aprendizagem de crianças com TEA durante o ensino remoto. Assim, se teve como objetivo conhecer o percurso de ensino e aprendizagem desenvolvido junto a estudantes com TEA durante o ensino remoto, evidenciados em estudos nacionais publicados entre 2020 e 2022. E ainda se objetivou, conhecer recursos e estratégias pedagógicas utilizados durante o ensino remoto; identificar os elementos que beneficiaram o processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA durante o ensino remoto; identificar os elementos que dificultaram o processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA durante o ensino remoto. Para o desenvolvimento deste estudo, como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando-se de livros, artigos e publicações científicas como fontes de coleta de dados, tendo como critério de inclusão: publicações completas disponíveis na íntegra, gratuitos, no idioma português, que abordavam no título ou no resumo a temática investigada. O levantamento do estudo apontou os elementos que dificultaram o processo de ensino e aprendizagem de crianças comTEA durante o ensino remoto, estratégias pedagógicas utilizados durante o ensino remoto; e elementos que beneficiaram o processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA durante ensino remoto. O trabalho trouxe como contribuição assuntos relacionados à educação no periodo pandêmico, com enfoque sobre crianças com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFCL16012023.pdf649,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons