Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25959| Tipo: | TCC |
| Título: | Impactos do acolhimento institucional na vida escolar de crianças e adolescentes |
| Autor(es): | Silva, José Carlos Nascimento da |
| Primeiro Orientador: | Furtado, Quézia Vila Flor |
| Resumo: | A compressão dos impactos sofrido por crianças e adolescentes quando entram nas casas de acolhimento tem inúmeras ramificações e uma das mais proeminentes é na vida escolar, sendo um campo de estudo ímpar, para tentar compreender como eles enxergam a importância da escola na sua vida, e como os mesmos se sentem nesse ambiente entre outras inquietações que surgem quando observamos esse cenário. O objetivo primordial dessa pesquisa é analisar os impactos do acolhimento institucional na vida escolar d as crianças e adolescentes. A metodologia utilizada para nortear essa pesquisa para a coleta de dados foi, a abordagem qualitativa e o método utilizado para obter as respostas através do instrumento de coleta de dados que foi uma entrevista semiestruturada e que serviu como norteador durante os diálogos que foram gravados em áudios utilizando dispositivos móveis (celular) e após isso foi realizado a transcrição para facilitar a obtenção da percepção das respostas. Os autores citados foram Furtado (2021), Arroyo (2019), Firmino (2019) entre outros autores. A pesquisa foi realizada com seis pessoas entre 12 a 17 anos de ambos os gêneros, que residem em diferentes casas de acolhimento de João Pessoa-PB, foram visitadas três casas de acolhimento na cidade para a execução dessa pesquisa. Portanto foi possível perceber que as crianças e adolescentes notam os impactos que surgem na sua vida escolar devido ao acolhimento institucional. |
| Abstract: | La compresión de los impactos que sufren los niños y adolescentes cuando entran en hogares de acogida tiene numerosas ramificaciones y una de las más destacadas es en la vida escolar, siendo un campo de estudio único para tratar de entender cómo ven la importancia de la escuela en sus vidas, y cómo se sienten en este entorno entre otras preocupaciones que surgen cuando observamos este escenario. El objetivo principal de esta investigación es analizar los impactos de la recepción institucional en la vida escolar de niños y adolescentes, con la Metodología utilizada para orientar esta investigación para la recolección de datos fue el enfoque cualitativo y el método utilizado para obtener las respuestas fue cuestionario semiestructurado que sirvió como guion de la entrevista que fue grabada en audio utilizando dispositivos móviles (celular) y luego se realizó la transcripción para facilitar la obtención de la percepción de las respuestas. Los autores citados fueron Furtado (2021), Arroyo (2019), Firmino (2019) entre otros autores. La investigación se llevó a cabo con seis personas de entre 12 y 17 años de ambos sexos, que residen en diferentes hogares de acogida en João Pessoa-PB, tres hogares de acogida en la ciudad fueron visitados para la ejecución de esta investigación. Por lo tanto, fue posible notar que notan los impactos que surgen en su vida escolar debido al acogimiento institucional. |
| Palavras-chave: | Acolhimento institucional - impactos Vida escolar - crianças Vida escolar - adolecentes |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25959 |
| Data do documento: | 15-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCNS17012023.pdf | 987,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
