Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25979
Tipo: | TCC |
Título: | Estágio Supervisionado Remoto: caminhos possíveis para a prática do lúdico no ensino de língua e cultura francesa |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, ÉLIDA STEPHANIA DA |
Primeiro Orientador: | Venâncio, Karina Chianca |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo as práticas lúdicas desenvolvidas no processo de ensinoaprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em contexto de pandemia no período de setembro a dezembro de 2021. Nós nos propomos abordar por meio de relatos as experiências de nosso exercício docente na disciplina de Estágio Supervisionado V – Língua Francesa realizado na Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS). Com isso, temos como principal objetivo analisar as possibilidades e desdobramentos do uso das práticas lúdicas voltadas para o ensino da língua-cultura francesa no Ensino Remoto Emergencial com duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I. Sendo assim, a nossa pesquisa é de caráter qualitativo de cunho bibliográfico e conta ainda com os relatos das nossas vivências nas regências de aulas na escola campo de estágio. Para fundamentar este estudo, trouxemos teóricos como Piaget (1999), Vygotsky (1998), Bakhtin (1999), Leffa (2016), Chianca (2007), Porcher (1998) entre outros. A pesquisa trouxe inicialmente informações acerca da formação do Ser docente e as implicações do Estágio Supervisionado no decorrer do distanciamento social. Em seguida, fizemos uma análise sobre o processo de desenvolvimento infantil abordando as teorias de Piaget relacionando às pesquisas recentes acerca do ensino de língua estrangeira direcionado às crianças. Enfim, explanamos no tocante ao processo de observação e regência das aulas efetuadas na Escola de Educação Básica a metodologia de ensino adotada que encontrou na teoria Vygotskiana a respeito do lúdico, a base central para o desempenho da linguagem no ensino-aprendizagem do francês. Como resultados, verificamos que o uso das práticas lúdicas na sala de aula remota nos proporcionou um ambiente mais interativo, rico em construções de conhecimento além de ser uma estratégia para estimular o raciocínio lógico através dos jogos, brincadeiras e outras propostas pautadas neste estudo. |
Abstract: | Ce travail a pour objet d'étude les pratiques ludiques développées dans le processus d'enseignement-apprentissage du Français Langue Etrangère (FLE) en contexte pandémique de septembre à décembre 2021. Nous nous proposons d'aborder à travers des rapports les expériences de notre exercice d'enseignement dans la matière « Estágio Supervisionado V – Língua Francesa » à Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB. Nous avons comme objectif principal celui d'analyser les possibilités et les développements de l'utilisation de pratiques ludiques centrées sur l'enseignement de la langue-culture française en Ensino Remoto Emergencial (ERE) avec deux classes de 4ème année de l’école primaire. Ainsi, nous employons une méthodologie qualitative et bibliographique nous appuyant aussi sur les rapports de nos expériences dans les régences des classes dans le domaine scolaire de la formation. Pour soutenir cette étude, nous avons fait appel à des théoriciens tels que Piaget (1999), Vygotsky (1998), Bakhtin (1999), Leffa (2016), Chianca (2007), Porcher (1998) entre autres. La recherche apportera dans un premier temps des informations sur la formation de l’être enseignant et les implications du stage supervisé lors de l’isolement social. Ensuite, nous avons analysé le processus de développement de l’enfant, en abordant les théories de Piaget par rapport aux recherches récentes sur l’enseignement des langues étrangères aux enfants. Enfin, nous avons expliqué la méthodologie d’enseignement adoptée dans l’école d’éducation de base, qui a trouvé dans la théorie Vygotskienne sur le ludique la base centrale pour la performance linguistique dans l’enseignement-apprentissage du français. Comme résultats, nous avons vérifié que l’utilisation des pratiques ludiques dans la classe en ligne nous a fourni un environnement plus interactif, riche en construction de connaissances, en plus d’être une stratégie pour stimuler le raisonnement logique à travers des jeux et d’autres propositions basées sur cette étude. |
Palavras-chave: | Práticas lúdicas; FLE; Crianças |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25979 |
Data do documento: | Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElidaStephania_TCC2022.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.