Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25982
Tipo: TCC
Título: Escola dos sonhos: pedagogia cirandeira em oficinas de produção de brinquedos artesanais
Autor(es): Viana, Francisco Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, José Ramos Barbosa da
Resumo: Esse trabalho tem como finalidade apresentar a Pedagogia Cirandeira, desenvolvida nas oficinas de produção de brinquedos artesanais, na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras, PB. Esse trabalho teve início em 2020, na intenção de conhecer como a escola desenvolvia sua metodologia ativa de trabalhar com seus educandos. Adotamos para esta investigação a pesquisa ação, tal qual descrita por Maria Amélia Santoro Franco (2005). Em seguida, propusemos à Escola aqui referida as oficinas de construção de brinquedos artesanais, seguindo a metodologia da ação-reflexão-ação. Com o uso da pesquisa ação, compreendemos que a escola em questão é uma instituição aberta e sem muros, que não separa alunos por anos ou séries, que não reprova e se abre às necessidades de aprendizagens de crianças, preferencialmente, de uma comunidade rural, ação mediada pelo diálogo. É um lugar que organiza cenários acolhedores, capazes de evocar aos que ensinam e aos que aprendem a alegria e a garra para enfrentar os desafios nos diversos contextos das realidades da vida humana, levando em consideração os construtos culturais da própria comunidade. Trata-se de um lugar diferenciado de ensino-aprendizagem. Concluímos que, de fato, as experiências pedagógicas que lá se realizam sustentam o nome pelo qual essa escola é chamada pelos seus participantes: a “Escola dos Nossos Sonhos”
Abstract: This paper aims to present the Cirandeira Pedagogy, developed in the workshops for the production of handmade toys, at the Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras, PB. This project began in 2020, understanding how the school developed its active methodology with its students. For this investigation, we adopted action research as described by Maria Amélia Santoro Franco (2005). Then, we proposed workshops for building handmade toys, following the action-reflection-action methodology. With the use of action research, we understand that the school in question is an open institution without walls, which does not separate students by years or grades, which does not fail and is willing to children's learning needs, preferably from a rural community, action mediated by dialogue. It is a place that organizes welcoming scenarios, capable of evoking joy and determination for those who teach and those who learn to face challenges in the different contexts of the realities of human life, considering the cultural constructs of the community itself. It is a differentiated place of teaching and learning. We conclude that, in fact, the pedagogical experiences of the school uphold the name by which it's called by its participants: the School of Our Dreams.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Pedagogia cirandeira
Ação-reflexão-ação
Brinquedos artesanais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25982
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRV19012023.pdf785,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons