Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25983
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino de matemática para surdos: uma abordagem sobre formação de professores e utilização de Libras para o ensino de geometria plana |
Autor(es): | Leite, Raquel Santos |
Primeiro Orientador: | Pereira, Miriam da Silva |
Resumo: | O presente trabalho faz uma abordagem sobre o ensino de matemática para alunos surdos, levando em consideração a formação de professores e ainda, mostra um levantamento de trabalhos acadêmicos que estavam voltados para a geometria aplicada a alunos surdos, com o intuito de listar sinais utilizados em Libras para o ensino de Geometria e que possam servir de suporte para outros professores de matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a cerca da temática. Com isso, foram apresentados leis, resoluções e decretos sobre a educação inclusiva, além de um breve histórico sobre a comunidade surda e a língua brasileira de sinais; discussões sobre a formação de professores e o ensino de matemática para alunos surdos e a linguagem de sinais para ensino de geometria. A partir da bibliografia analisada, observou-se a escassez desses sinais, a falta de universalidade e a importância da utilização de recursos visuais nas aulas. Observou-se ainda, que o professor de matemática precisa de uma formação continuada, uma vez que a disciplina de Libras ofertada durante a formação inicial não é suficiente para que o professor lecione matemática utilizando a língua de sinais. |
Abstract: | In this work has in approach to the teaching of mathematics to deaf students, taking into account teacher training and still snows a survey academic works that were focused on geometry applied to deaf students, in order to list signs used in Libras for teaching Geometry and that can serve as a support for Other mathematics teachers. For that, a bibliographical research about the theme was carried out. With that, laws, resolutions and decrees on inclusive education were presented, in addition to a brief history of the deaf community and Brazilian sign language; discussions on teacher training and mathematics teaching for deaf students and sign language for teaching geometry. From the analyzed bibliography, the scarcity of these signs, the lack of universality and the importance of using visual resources in the classes was observed. It was also observed that the mathematics teacher needs continuing education, since the subject of Libras offered during initial training is not enough for the teacher to teach mathematics using sign language. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Formação de professores Aluno surdo Ensino de matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25983 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSL23012023.pdf | 8,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.