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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26068
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saúde mental e trajetória estudantil na Universidade Federal da Paraíba: o Centro Referência em Atenção à Saúde como política interna de acolhimento aos moradores da residência universitária |
Autor(es): | Pereira, Claudia Patrícia da Nóbrega Nunes |
Primeiro Orientador: | Castelo Branco, Uyguaciara Velôso |
Resumo: | Pesquisas relacionadas à saúde mental do estudante universitário têm crescido nos últimos anos e se tornado um tema importante para investigação e análise devido as consequências que esse adoecimento desencadeia na vida universitária e, por conseguinte à instituição. O sofrimento mental na educação superior acomete uma parcela cada vez maior de estudantes, influenciando a fase de transição para vida adulta, repleta de responsabilidades, deveres e exigências para formação profissional, atingindo o desempenho acadêmico dos mais vulneráveis nos aspectos psicológicos que o contexto universitário proporciona, nos instigando a buscar as causas do sofrimento mental e a solução para um melhor enfrentamento dos desafios e adaptação da vida acadêmica pelos estudantes em suas vulnerabilidades. Nessa perspectiva foi definido como objetivo principal da pesquisa analisar os transtornos relativos à saúde mental apresentado pelos estudantes universitários, moradores da Residência Universitária atendidos no CRAS, e sua relação com a sua trajetória acadêmica nos cursos da UFPB. Utilizamos o método exploratório-descritivo a partir do levantamento de fontes bibliográficas, documentais e análise dos questionários aplicados, tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo (Bardin, 2010). Identificamos com esse estudo que existem vulnerabilidades associadas à saúde mental dos estudantes-residentes que procuram o CRAS, que promovem sofrimentos que fragilizam o desempenho e consequentemente a trajetória acadêmica dos estudantes. Foi observado que a assistência psiquiátrica proporcionada pelo CRAS promove uma resposta positiva e melhora do bem-estar mental dos acompanhados pelos profissionais. Como produto dessa dissertação, foram propostos elementos gerais que facilitariam à implementação e desenvolvimento de um programa de atuação multiprofissional, envolvendo diversos atores no resgate a saúde mental acadêmica e a criação de uma Cartilha de boas práticas voltada aos estudantes da Residência Universitária, de acordo com os elementos apontados na pesquisa. |
Abstract: | Research related to university students' mental health has grown in recent years and has become an important topic for investigation and analysis due to the consequences that these illnesses trigger on university life and, therefore, on the institution. Mental suffering in higher education affects an increasing number of students, influencing the transition phase to adulthood, full of responsibilities, duties and requirements for professional training, reaching the academic performance of the most vulnerable in the psychological aspects that the university context provides, urging us to seek the causes of mental suffering and the solution that allows students in their vulnerabilities to better face the challenges and adapt to academic life. From this perspective, the main objective of the research has been defined to analyze the disorders related to mental health presented by university students, residents of the University Residence attended at CRAS, and their relationship with their academic trajectory in UFPB courses. We used the exploratory-descriptive method from the survey of bibliographic and documentary sources and analysis of the applied questionnaires, having as a methodological reference the Content Analysis (Bardin, 2010). We identified with this study that there are vulnerabilities associated with the mental health of student-residents who seek CRAS, which promote suffering that weakens the performance and consequently the academic trajectory of students. It was observed that the psychiatric care provided by CRAS promotes a positive response and improves the mental well-being of those accompanied by professionals. As a product of this dissertation, general elements were proposed that would facilitate the implementation and development of a multiprofessional action program, involving several actors in the rescue of academic mental health and the creation of a booklet of good practices aimed students of the University Residence, according to the elements pointed out in the research. |
Palavras-chave: | Política de assistência estudantil Saúde mental Sofrimento e adoecimento mental Educação superior Trajetória acadêmica Student assistance policy Mental health Suffering and mental illness College education Academic trajectory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26068 |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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