Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Roberta da-
dc.date.accessioned2023-02-01T13:09:19Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-01T13:09:19Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26127-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper aims to investigate the scenario of storytelling practices at José Albino Pimentel school. To do so, it includes the discussion of children's literature and the mediation of storytelling in the teacher's planning as an ally to the literacy and literacy process. Among the theoretical contributions that support the study, the following stand out: Lajolo and Zilberman (2007), Machado (2003), Vygotsky (2009), and Caldart (2009), who discuss Brazilian literary literature, the links constituted in the production of books, and the school, situating the relevance of children listening to and reading stories throughout their human development. The methodological approach is qualitative, while the research is descriptive and field research. The instruments used in data collection were: a semi-structured interview with the collaborating teacher who teaches a 1st grade class of elementary school (early years), observation in the classroom, and photographs. The results show that storytelling in rural schools is considered an extremely important pedagogical proposal to mediate teaching from a playful perspective, including the selection of different narratives, resources, techniques and skills for interaction with students. Therefore, it is a gradual process rooted in much learning that stimulates the student's participation in the universe of children's literature and provide the opportunity for multilingual literacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T13:09:19Z No. of bitstreams: 1 ARS01022023.pdf: 1081733 bytes, checksum: da95abee80ccef7bd559a30f1e62ee60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-01T13:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARS01022023.pdf: 1081733 bytes, checksum: da95abee80ccef7bd559a30f1e62ee60 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO cenário das práticas de contação de histórias: vivências na Escola José Albino Pimentelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Maria Aparecida Valentim-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar o cenário das práticas de contação de histórias em uma turma do primeiro ano da escola José Albino Pimentel. Para tanto, compreende que a literatura infantil e a mediação da contação de histórias devem estar presentes no planejamento docente, pois a escolha dos livros e das histórias para contar, a seleção de materiais e recursos que serão utilizados e ainda o preparo do professor para o momento da narrativa são aspectos essenciais para a mediação da leitura e que contribuem para o processo de alfabetização e letramento. Dentre os aportes teóricos que fundamentaram o estudo, destacam-se: Lajolo e Zilberman (2007), Machado (2003), Vygotsky (2009) e Caldart (2009) que discorrem acerca da literatura literária brasileira, dos vínculos constituídos entre a produção dos livros e a escola e a relevância das crianças ouvirem e lerem histórias ao longo da sua formação humana. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, enquanto a pesquisa configura-se como descritiva e de campo. Os instrumentos usados na coleta dos dados foram: a entrevista semiestruturada realizada com a professora colaboradora, que leciona numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) e a observação da sala de aula, na qual tivemos oportunidade de assistir momentos de mediação da contação de histórias realizadas pela professora. Nos resultados, constatou-se que a contação de história na escola do campo é considerada uma proposta pedagógica de extrema relevância para mediar o ensino numa perspectiva lúdica, abrangendo a seleção de diferentes narrativas, recursos, técnicas e habilidades de interação com os educandos. A práticas de contação de histórias estão presentes no planejamento da professora, configura-se como momento significativo de aprendizagem para as crianças, que estimula a participação do/a aluno/a por meio dos livros de literatura infantil e de outros suportes e que promove o desenvolvimento da leitura e da escrita, durante a alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARS01022023.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.