Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2617
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso dos dispositivos móveis na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Sousa, Polyanna Carolina da Silva
Santos, Thayane Alves dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Daniele dos Santos Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Ireland, Timothy Denis
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga o uso dos dispositivos móveis na Educação de Jovens e Adultos. A utilização desses aparatos digitais é defendida principalmente por ampliar o espaço e tempo da aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se responder quais as relações entre o fazer professor e o uso dos dispositivos móveis nessa modalidade de ensino. Considerando serem esses aparatos digitais de relevância ímpar como material de apoio pedagógico, foi aplicado um questionário com 18 questões de múltipla escolha a fim de saber se professores de uma das escolas da rede pública municipal de João Pessoa fazem o uso ou não desses dispositivos, bem como conhecer suas implicações. A partir das respostas obtidas, foram elaborados gráficos que possibilitaram uma visão panorâmica acerca do posicionamento desses profissionais. Para fundamentar a importância de metodologias que envolvam as tecnologias na educação de jovens e adultos, foi necessário o resgate do passado histórico do público da EJA dando evidência a recusa do direito à educação, bem como a indicação dos dados atuais que comprovam a emergente necessidade de uma prática docente inovadora e que colabore para extinguir a exclusão digital, sobretudo perante uma sociedade onde as tecnologias são amplamente conhecidas e utilizadas. A partir da pesquisa realizada, comprovou-se a hipótese de que o uso de dispositivos móveis é reconhecido pelos professores participantes da pesquisa como sendo importante, apesar de que nem todos fazem o uso desses aparatos. No entanto, aqueles que fazem uso não tem planejamento sistematizado. Uma outra hipótese que se confirma no decorrer da pesquisa é que a formação permanente se faz não apenas necessária, mas urgente, tendo em vista a constante evolução das tecnologias e suas implicações pedagógicas.
Abstract: This paper investigates the use of mobile devices in youth and adult education. The usage of these digital devices is mainly defended by the broadening of time and space of learning. In this case, it was searched what the relationships were between the teacher’s doings and the use of mobile devices in his teaching modality. Considering that these digital devices as unique in relevance to pedagogical support, it was applied to a questionnaire with 18 multiple choice questions to know whether the professors of a public school from the district of João Pessoa use or not these devices, as well as learn its implications. From the answers obtained, where elaborated graphics that will allow a panoramic view of these professionals positioning. In order to justify the importance of the methodology involving technologies on education for young and adults, it was necessary to rescue the past history of the public of young and adult education evidencing the denial of education, as well as indicating actual data that proves an emerging need of an innovative teaching practices that collaborate on the extinguishing of digital exclusion, moreover in face of a society where technologies are broaden known and used. Based on the research done, it was proven the hypothesis that the use of mobile devices is recognized by the participating teachers on the research as being important, although not all use this apparatus, however, those who use the devices do not have a planned systemized. Another hypothesis confirmed during the research is that lifelong learning is not only necessary but urgent, given the constant evolution of technologies and their pedagogical implications.
Keywords: Aprendizagem móvel
Dispositivos móveis
Educação de jovens e adultos
Tecnologias da informação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2617
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCSS21062017.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.